Paredes recebe última ação do Projeto Europeu “GEOLab” de 1 a 4 de dezembro

01 Dezembro 2022

O Município de Paredes é parceiro num projeto Europeu, liderado pela Federação Italiana de Atletismo, que tem como objetivo, em conjunto com outras cidades europeias, monitorizar a utilização da corrida e da caminhada como meio para um estilo de vida ativo e saudável, de prevenção e integração social através do desporto. Este projeto é em conjunto com várias cidades europeias.

Em Paredes, este desafio é feito através da utilização de uma aplicação específica (GEOpard), a instalar no telemóvel de cada um e que faz o registo dos quilómetros efetuado. Localmente, é promovido pela Câmara Municipal, em parceria com o CLDS 4G e com o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Este projeto, que se prolongou durante seis meses, vai realizar a sua última ação na cidade de Paredes, entre 1 e 4 de dezembro, e irá juntar pessoas provenientes de Itália, Eslovénia, Croácia e Bulgária.

Dos quatro dias de atividades destacam-se a Caminhada “Sou Livre de Ser Saudável”, inserida na Marcha Solidária e Inclusiva, e o Seminário.

A caminhada, de cerca de 6km, é dinamizada pela Câmara Municipal Paredes com o objetivo de promover a prática da atividade física, a inclusão de pessoas com deficiência e a angariação de bens alimentares para distribuição às famílias mais carenciadas do concelho de Paredes.

A Concentração dos participantes será junto ao Pavilhão Multiusos de Paredes a partir das 09h00 de sábado, dia 3 de dezembro, para o levantamento dos brindes e entrega do bem alimentar. Às 10h00 será dado o tiro de partida.

A Casa da Cultura será um ponto intermédio por onde passará a caminhada pelas 11h00, e onde também poderão ser deixados os bens alimentares, integrando aí todos os que queiram fazer apenas os últimos 800 metros da Marcha Solidária, subindo a Avenida da República com a presença das Bandas Filarmónicas até ao pórtico de chegada, colocado no Parque José Guilherme. Faça a sua inscrição aqui

O seminário, que se realiza no dia 2 de dezembro, pelas 9h30, no Pavilhão Multiusos de Paredes, contará com a partilha dos vários testemunhos de boas práticas das restantes cidades europeias, bem como dos parceiros do projeto de Paredes.