Tiago Sousa é o artista convidado da edição de fevereiro do Café Literário e apresenta a exposição “Cor(ação)”

01 Fevereiro 2023

Tiago Sousa é o rosto da edição de fevereiro do Café Literário, que vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 3, pelas 21h30. No mesmo dia, o artista apresenta a exposição “Cor(ação)” na Biblioteca Municipal de Paredes.

A mostra conta com cerca de 80 trabalhos, nomeadamente, desenhos exploratórios, estudos, pinturas e monótipos. De acordo com o artista, esta exposição pretende “contextualizar, questionar e enfocar a figura do artista como professor - ou vice-versa -, pondo-se a si mesmo num lugar de confronto agonístico entre a sua prática artística e a de docência”.

O convidado, natural do Porto, desde jovem apaixonou-se pelo mundo das Artes e das Ciências. Atualmente é artista visual, músico e professor de Desenho, Português, Inglês e Filosofia.

Após ter terminado o Mestrado em Supervisão, Gestão, Avaliação e Mediação de Professores, pela FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Tiago Sousa dedicou-se ao doutoramento na FBAUP-Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, encontrando-se a escrever a tese relacionada com Artes e Educação.

O artista conta com a publicação de um livro sobre o seu tema de mestrado: "Ser Criativo em Contextos de Risco: Uma Análise Ilustrada por uma escola TEIP da cidade do Porto", que se encontra disponível na Amazon. Para além disso, dedica-se também à escrita de poesia.

Atualmente, a sua obra surge da descoberta das paisagens portuguesas, do seu povo e da Natureza - e da sua relação com a pertença, respeito, política e etnografia - que são temas recorrentes na sua tese e na sua produção visual e literária, tendo já participado em várias exposições.