Município de Paredes entrega Medalhas de Ouro em Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal

sessao_solene_2
sessao_solene_3
18 Julho 2023

O Município homenageou os cidadãos que, no presente e no passado, contribuem para o prestígio de Paredes. A sessão solene comemorativa do feriado municipal decorreu no Casa da Cultura de Paredes esta manhã, 17 de julho.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, começou por afirmar que “este é um dos momentos em que mais gosto dá ser Presidente de uma autarquia. É muito especial poder homenagear pessoas do concelho que de uma forma contribuem para aquilo que o Concelho de Paredes é hoje.”

O autarca referiu, ainda, que “os concelhos são pessoas, são empresas, são instituições, e, portanto, nós só somos um concelho mais forte, mais dinâmico, mais empreendedor, se realmente tivermos pessoas que fazem com que o concelho assim o seja”.

Este ano, a lista dos distinguidos com a Medalha de Ouro do Município de Paredes comtemplou, na área da cultura, os 12 grupos folclóricos do concelho pela “perpetuação das tradições”, sendo eles: Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães, Rancho Regional de Paredes, Grupo Folclórico de Cête, Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo, Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima – Gandra, Grupo de Danças e Cantares de Lordelo – “Os Expansivos”, Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras – Lordelo, Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa”, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa e o Rancho Regional e Juvenil da Senhora da Hora de Vilela.

No Desporto, a distinção foi entregue a dois ex-atletas. Rodrigo Ribeiro pela ligação ao desporto motorizado e pela gestão de um complexo desportivo com circuito de Karting, Rallycross e Kartcross, que tem permitido acolher em Paredes diversas provas do desporto automóvel com destaque para o Shakedown do Rally de Portugal, e Bernardo Sousa pela carreira de sucesso no ciclismo, tendo participado em nove Voltas a Portugal e uma Volta a França.

Na área da Educação a Medalha de Ouro foi entregue à Escola Secundária de Paredes que este ano comemora 50 anos de um serviço de excelência, sendo uma referência no Concelho de Paredes e na região.

O Município prestou também homenagem às empresas: Litocartão e Móveis Fialho.

Por último, na categoria de profissões, a autarquia reconheceu e enalteceu o trabalho de todos os profissionais da área da indústria têxtil, um dos setores que mais pessoas emprega no Concelho de Paredes, na pessoa de Maria Glória Rocha Alves Silva.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e testemunhada pelo Vice-Presidente da Câmara, Elias Barros, os Vereadores do executivo Francisco Leal, Beatriz Meireles, Paulo Silva, Tânia Ribeiro e Renato Almeida.

Acompanharam ainda a sessão o deputado da Assembleia da República, José Carlos Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, o Presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, Presidentes das Juntas de Freguesia e deputados da Assembleia Municipal, entre outras entidades.