Paredes recebe segunda edição do Prémio Cândido Barbosa no dia 17 de setembro

13 Setembro 2023

A competição contará com o apuramento do campeão regional AC Porto juvenil.

A cidade de Rebordosa, em Paredes, vai ser o ponto de partida da segunda edição do Prémio Cândido Barbosa, o prestigiado ciclista reconhecido como o "foguete de Rebordosa" e com um palmarés assinalável no mundo do ciclismo. A prova tem lugar este domingo, dia 17 de setembro, com início às 10h00, na Avenida Cândido Barbosa e terminará cerca das 12h00, com a entrega de prémios.

A competição vai contar com provas de destreza para benjamins, pupilos, iniciados e infantis, e com circuitos de 6.4km para os infantis, 4.8km para os iniciados e 16km para os juvenis e cadetes femininas.

O evento desportivo é organizado pela Associação de Ciclismo do Porto e pelo Paredes Fortunna com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, da Federação Portuguesa de Ciclismo e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Pardes é um concelho que vive intensamente o Desporto e tem especial paixão pelo ciclismo.

Palmarés desportivo Cândido Barbosa:

Cândido Barbosa, mais conhecido por “Foguete de Rebordosa”, começou a competir com 11 anos. A sua primeira equipa foi a J. Pereira, que representou ao longo dos primeiros anos de júnior. Depois transferiu-se para a Siper-F, e no ano seguinte para o Paredes Móvel. Nesta última equipa cumpriu dois anos como esperança e amador. Nesta categoria conseguiu apurar Portugal para os Jogos Olímpicos de Atlanta e, ainda, venceu o Campeonato da Europa de Esperanças, em 1996.

A partir de 1996 sobe a profissional onde representou seis equipas: W52-Paredes Móvel (1996), Maia-Jumbo-CIN (1997), Banesto (1998-2001), Liberty Seguros (2002-2007), SL Benfica (2008) e Palmeiras Resort-Tavira (2009).

Cândido Barbosa conta com um total de 123 vitórias no seu palmarés. No seu ano mais profícuo (1997) somou 22 vitórias e juntou-lhe um feito único, ao conquistar a Volta ao Algarve com triunfos em todas as 6 etapas da competição. Foi também em 1997 que se estreou na Volta a Portugal em bicicleta, vencendo logo duas etapas e sendo primeiro nos pontos, na juventude e sétimo da geral.

Na Volta a Portugal Cândido leva 25 vitórias em etapas, ganhando por 8 vezes (5 das quais de forma consecutiva) a Camisola Branca. Já conquistou etapas em 12 edições. Vestiu a camisola amarela em oito anos distintos, somando 17 dias como líder da prova. Ganhar a Volta sempre foi um sonho para Cândido Barbosa, que esteve perto de alcançar esse objectivo em 2005, quando terminou a apenas 34.2 segundos do vencedor. Em 2006 foi terceiro e em 2007 novamente segundo, depois de ter vestido a camisola amarela cinco dias, só a perdendo no Alto da Torre.

O ciclista terminou a carreira no ano de 2011 na última equipa que representou, o Palmeiras Resort-Tavira.

CARTAZ