Município de Paredes promove a reabilitação de antigo pavilhão gimnodesportivo de Paredes para Fórum Cultural

12 Junho 2020

A Câmara Municipal de Paredes está a levar a cabo a reabilitação e reconversão do antigo pavilhão gimnodesportivo em Fórum Cultural, edifício este que se encontra com um elevado estado de degradação.

Trata-se de um investimento estimado em 2.819.512,39 € no âmbito da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho (PEDU), sendo o valor elegível de 1.860.357,77€ comparticipado a 85% (1.581.304,10€) pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A candidatura denominada “Fórum Cultural de Paredes” já está aprovada ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte, na Prioridade do Investimento 6.5 – A adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído nos PEDU.

Este investimento visa a reabilitação do edifício do antigo pavilhão gimnodesportivo de Paredes, permitindo, por um lado, estabelecer uma relação com o edifício já existente e, por outro lado, permite assumir uma identidade arquitetónica própria e mais contemporânea, não deixando, contudo, de valorizar e salvaguardar a imagem do edifício mãe. Este edifício situa-se no centro urbano de Paredes, numa zona muito nobre da cidade, perto da EB1/JI, EB 2/3 e secundária de Paredes, pelo que o Município sentiu necessidade de levar a cabo a presente intervenção, uma vez que o estado de conservação do edifício destoa e depaupera toda a envolvente.