Município de Paredes promove a Reabilitação da Antiga Adega de Paredes para Auditório Municipal e Centro de Congressos de Paredes

04 Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Paredes está a levar a cabo a reabilitação e reconversão da antiga adega de Paredes em Auditório Municipal e Centro de Congressos, edifício este que se encontra com um elevado estado de degradação.

Trata-se de um investimento estimado em 5.565.298,04 € no âmbito da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho (PEDU), sendo o valor elegível de 3.524.083,00€ comparticipado a 85% (2.995.470,55€) pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A candidatura denominada “Reabilitação da Antiga Adega de Paredes” já está aprovada ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte, na Prioridade do Investimento 6.5 – A adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído nos PEDU.

Este investimento visa a reabilitação do edifício da antiga adega de Paredes, permitindo, por um lado, estabelecer uma relação com o edifício já existente e, por outro lado, permite assumir uma identidade arquitetónica própria e mais contemporânea, não deixando, contudo, de valorizar e salvaguardar a imagem do edifício mãe, aspirando, porém, a ser o reflexo do caráter exploratório deste território e, simultaneamente, pretende ser contexto estimulante – enigmático – que interpela as faculdades sensoriais, percetivas e intelectuais de quem o visita. Este edifício situa-se no centro urbano de Paredes, próximo das melhores acessibilidades rodoviárias, como por exemplo, situa-se a 500 metros do nó da autoestrada A4, autoestrada esta que coloca o centro do Porto a 10 minutos de Paredes, situa-se junto da EN 15, uma das Estradas Nacionais mais movimentadas do país, uma vez que faz a ligação de Valongo a Bragança, bem como encontra-se a escassos minutos a pé da estação de comboios de Paredes – Linha Ferroviária do Douro.