Município de Paredes promove a construção de passeios em diversas freguesias do concelho para aumentar a segurança na circulação de peões

12 Junho 2020

A Câmara Municipal de Paredes está a levar a cabo a construção de passeios nas freguesias de Recarei, Astromil, Vandoma, Gandra e Rebordosa, melhorando as condições de mobilidade e segurança de peões.

Trata-se de um investimento estimado em 1.234.005,34 € no âmbito da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho (PEDU), sendo o valor elegível de 1.181.243,61€ comparticipado a 85% (1.004.057,06€) pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A candidatura denominada “Infraestrutura de Suporte ao Modo Pedonal – 6.ª Fase” já está aprovada ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte, na Prioridade do Investimento 4.5 – Convite para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação no âmbito dos PEDU..

Este investimento na mobilidade urbana sustentável visa essencialmente “a melhoria da rede pedonal do Concelho de Paredes, apostando na construção de novos passeios de modo a criar melhores condições de segurança na circulação de peões e à circulação rodoviária e apostar na mobilidade inclusiva, promovendo simultaneamente a eliminação progressiva de zonas perigosas e de risco e reduzindo os índices de sinistralidade”, assegura Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

O Município de Paredes, de acordo com o planeamento das obras, teve em linha de conta os arruamentos com perfil rodoviário muito movimentado, sem passeios e com valetas fundas, fazendo com que os peões utilizem a faixa de rodagem, com evidentes condições de risco. A construção destes passeios irá criar condições para que a circulação pedonal se faça de modo mais seguro e inclusivo. As infraestruturas como a instalação de uma rede de drenagem das águas pluviais também contribuirá para o aumento da segurança da circulação rodoviária.