![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Maria Antónia Jardim é a escritora convidada da edição de dezembro do Café Literário
Maria Antónia Jardim é a escritora convidada da edição de dezembro do Café Literário
A escritora Maria Antónia Jardim é o rosto da edição de dezembro do Café Literário. A iniciativa vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 1, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes.
Maria Antónia Jardim é Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Mestre em Literaturas Clássicas Comparadas pela Universidade Clássica de Lisboa e Pós-doutorada em Arte Terapia. É professora universitária, com agregação em Psicologia da Arte, no CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Coordenadora do primeiro Mestrado na Europa em Criatividade e Inovação da UFP – Universidade Fernando Pessoa e professora de Psicologia da Arte no Instituto D. António Ferreira Gomes, no Porto
Já foi diretora do Pelouro da Cultura do Ateneu Comercial do Porto, entre 1984 e 1994, e já dirigiu a revista “Simbólica”, onde se comemorava os 100 anos da partida de Camilo Pessanha para Macau. Durante 10 anos lecionou Psicologia da Educação e Psicologia da Arte na UFP do Porto.
Maria Antónia Jardim também desenvolveu uma grande paixão pela pintura. Assinando as suas obras como “A. Sinai”, tornou-se a primeira pintora no mundo a transformar quadros em jóias, o que lhe valeu o elogio epistolar da Rainha de Inglaterra, Isabel II, em 2008, aquando os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa. Ao longo dos últimos anos, tem realizado diversas exposições individuais e coletivas e apresentado diversas jóias únicas.
A convidada do Café Literário tem-se dedicado, ainda, à escrita desde muito jovem. Publicou o seu primeiro livro aos 15 anos e, desde então, já conta com diversos livros de ficção, romance e académicos. Para além disso, possui artigos em diversas revistas universitárias internacionais.
