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Município de Paredes implementa projeto experimental de recolha de biorresíduos na restauração e eco-escolas




O projeto piloto "RecolhaBIO – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos" está a avançar no concelho de Paredes. O objetivo geral do Município de Paredes, nesta fase, é implementar a recolha seletiva porta-a-porta em operadores económicos da área da restauração, cafés e hotelaria e a sensibilização para a recolha seletiva e a compostagem comunitária em Eco-Escolas.
Este mês de janeiro iniciou a recolha seletiva dos biorresíduos em 31 espaços de restauração no centro urbano de Paredes e a implementação da separação de biorresíduos e compostagem comunitária e aplicação do composto nos solos de quatro Eco-Escolas (Escolas Básicas e Secundárias de Lordelo, Rebordosa, Sobreira e Paredes) com o propósito de sensibilizar a comunidade escolar para o aproveitamento destes resíduos conduzindo à produção de fertilizante orgânico.
"Com este projeto piloto pretende-se contribuir para o aumento da reciclagem dos biorresíduos e consequente diminuição da sua deposição em aterro, através do desenvolvimento de ações de recolha seletiva, compostagem comunitária e de sensibilização e capacitação dos intervenientes", refere Francisco Leal, Vereador do Ambiente do Município de Paredes, presente na iniciativa de lançamento do projeto "RecolhaBIO", esta quarta-feira, 10 de janeiro, na Escola Básica e Secundária de Lordelo.
Assim sendo, para o processo de compostagem, cada Eco-Escola terá a instalação dos compostores, caixa de armazenamento do composto, caixa de ferramentas, placa informativa e ações de capacitação dos professores, funcionários e alunos responsáveis pelo projeto na respetiva escola. É também distribuído pela comunidade escolar um folheto informativo "Ligados à natureza" com as indicações como proceder na recolha e seleção de biorresíduos para a compostagem. "Com esta ação as escolas vão conseguir produzir um composto orgânico, ideal para devolver à terra, fertilizando os terrenos agrícolas da sua escola e contribuindo para uma escola mais sustentável", sublinha Francisco Leal.