Município de Paredes promove a construção de passeios em diversas freguesias do concelho para aumentar a segurança na circulação de peões

07 Maio 2021

A Câmara Municipal de Paredes está a levar a cabo a construção de passeios nas freguesias de Vandoma, Rebordosa, Lordelo, Cristelo, Recarei, Louredo, Gandra, Paredes e Vilela, melhorando as condições de mobilidade e segurança de peões.

Trata-se da candidatura Infraestrutura de Suporte ao Modo Pedonal – 9ª Fase no âmbito dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, com valor de investimento Total de € 2 867 896,29; Investimento Elegível de € 1 149 534,81 com um FEDER € 977 104,59 correspondente a uma taxa de comparticipação de 85%.

Este investimento na mobilidade urbana sustentável visa essencialmente “a melhoria da rede pedonal do Concelho de Paredes, apostando na construção de novos passeios de modo a criar melhores condições de segurança na circulação de peões e à circulação rodoviária e apostar na mobilidade inclusiva, promovendo simultaneamente a eliminação progressiva de zonas perigosas e de risco e reduzindo os índices de sinistralidade”, assegura Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

O Município de Paredes, de acordo com o planeamento das obras, teve em linha de conta os arruamentos com perfil rodoviário muito movimentado, sem passeios e com valetas fundas, fazendo com que os peões utilizem a faixa de rodagem, com evidentes condições de risco. A construção destes passeios irá criar condições para que a circulação pedonal se faça de modo mais seguro e inclusivo. As infraestruturas como a instalação de uma rede de drenagem das águas pluviais também contribuirá para o aumento da segurança da circulação rodoviária.