Descobrir o turismo industrial do mobiliário de Paredes é possível de 18 a 21 de março

arte_da_talha_paredes
fabrica_cadeiras_paredes
oficina_da_talha_paredes
13 Março 2024

O Município de Paredes terá visitas guiadas gratuitas a espaços relacionados com a indústria do mobiliário, nos dias 18, 19, 20 e 21 de março ao participar na terceira edição do “À Descoberta do Turismo Industrial”.

A Câmara Municipal de Paredes integra a 3.ª edição "À Descoberta do Turismo Industrial". A iniciativa nacional irá decorrer entre 16 e 30 de março nos municípios que integram a Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

O evento nacional, promovido pelo grupo dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, dá a conhecer locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial português, através do programa de visitas a fábricas, museus e espaços que contam a evolução da indústria nacional.

A autarquia de Paredes convida, assim, a conhecer o património e as atividades produtivas tradicionais e industriais de empresas de mobiliário e a arte de trabalhar madeira que refletem a história, a economia e a cultura do concelho.

As visitas guiadas de Paredes iniciam dia 18 de março no CFPIMM - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário e na empresa Fenabel dedicada à produção e exportação de cadeiras.

No dia 19 de março o CFPIMM acolhe novamente visitantes que também se deslocam à empresa Wewood para conhecer os vários setores de produção de móveis, descobrir tipos de madeira, o processo de produção do mobiliário, bem como toda a evolução deste setor que é a principal atividade económica local.

Para os dias 20 e 21 de março estão agendadas as oficinas de arte da talha e arte sacra, com visita à oficina Móveis Fialho, em Rebordosa, que proporcionará a experiência de trabalhar na madeira a técnica da arte da talha. A visita termina na Igreja Matriz de Gandra, onde a talha dourada está bem representada, sendo um ex-libris que vale a pena conhecer.

Para participar nas atividades consulte a agenda nacional ou o calendário de eventos do Turismo Porto e Norte que se destaca no âmbito nacional com 47% das experiências que são proporcionadas aos visitantes no âmbito desta iniciativa.

Inscrições e informações detalhadas, através do 255780446 ou e-mail: turismoindustrial@cm-paredes.pt

Link para mais informações: https://festivaldeartesemmadeiradeparedes.pt/