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Município de Paredes concluiu 19,3 km da Rede de Saneamento em Recarei e Sobreira num investimento de mais de 2 milhões de euros





O Município de Paredes já concluiu a construção de 19,3 km de rede de saneamento básico nas freguesias de Recarei e da Sobreira, beneficiando cerca de 24 edifícios e 1315 fogos, abrangendo 3281 habitantes nas duas localidades. Esta empreitada teve um investimento de mais de 2 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, realizou, este sábado, 14 de setembro, um encontro com os moradores de Recarei, nos edifícios de habitação Valvide I e Valvide II, para dar início ao processo de ligação à rede de saneamento e esclarecer os munícipes sobre o seu funcionamento, e referiu que "esta é uma obra com muito significado, uma empreitada muito necessária e há muito desejada pela população. A obra de colocação da rede de saneamento, em Recarei, ficou concluído há cerca de um mês. A aposta foi logo começar por fazer as ligações das habitações coletivas, que eram aquelas que tinham mais dificuldades e que agora tornou-se muito mais simples a vida destes moradores e deixamos de ter um problema gravíssimo ambiental”, recordando que “agora o saneamento das fossas sépticas a céu aberto vai deixar de ser uma realidade”, concluiu Alexandre Almeida.
A construção desta rede de saneamento “vem reforçar a estratégia municipal em aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, contribuir, ainda, para a melhoria ambiental da uma zona sul do concelho e promover eficiência dos recursos, estando o Município muito empenhado em construir mais rede de saneamento em todas as freguesias, expandir e melhorar a rede de abastecimento de água e saneamento básico no concelho”, referiu o presidente do Município de Paredes.
O Município de Paredes tem ainda uma baixa cobertura de saneamento. “Há, inclusive, freguesias do concelho de Paredes sem qualquer cobertura de saneamento”, disse o autarca.
Recorde-se que Recarei e Sobreira eram duas destas freguesias sem o serviço de rede de saneamento. Estas empreitadas permitiram levar a rede de saneamento a 664 fogos, em Recarei, e 651 fogos, na Sobreira.
Em Recarei, foi construída uma rede de saneamento que contempla 9,3 km de condutas que ligaram os lugares de Terronhas, Valvide, Valteve, Seixagude, Lamela, Cabouco, Costa, Outeiro, Portela e Várzea à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) situada, em Recarei, junto ao Rio Sousa. Esta obra de construção da Rede Drenagem de Águas Residuais, representa um investimento elegível de 857.840,33 € que foi financiado em 770.675,24€ pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) no âmbito do Portugal 2020.
Na freguesia da Sobreira foi feito um investimento elegível de 1.195.771,59 € apoiado pelo POSEUR em 1.061.191,93 €. Na Sobreira foram colocados 10 km de condutas de saneamento que ligaram os lugares de Outeiro, Devesa, Casconha e Estação à ETAR.
Destaca-se que “esta operação envolveu a construção de um sistema de drenagem de águas residuais por uma extensão de 10 km e um sistema elevatório. Na empreitada além destas condutas procedeu-se à colocação de uma estação elevatória na Sobreira. As águas residuais são devidamente tratadas numa ETAR de última geração situada junto ao Rio Sousa”.
Neste encontro em Recarei, o Presidente do Municipio de Paredes, Alexandre Almeida, sensibilizou os munícipes “para a importância de aderir ao serviço da rede de saneamento público, fazendo a ligação das suas habitações, que já dispõe dos ramais, à conduta principal do saneamento”. O autarca acompanhado dos técnicos dos SMAS explicou também aos moradores como podem pedir a ligação à rede pública de água ou saneamento e como contactar os serviços dos SMAS de Paredes.
O autarca reiterou a importância do resgate da conceção de água e saneamento que permitiu retomar os SMAS e “ter a autoridade legal para fazer o saneamento e poder candidatar a fundos comunitários”.
Este ano, destaca-se, ainda, que a Câmara Municipal de Paredes está em fase de construir mais 10 km de rede de água ao domicílio e 14 km de rede de saneamento. Estas empreitadas irão beneficiar cerca de mais 350 fogos e garantir saneamento a cerca de mais 890 casas.
Em 2024, os SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) têm previsto novos investimentos no valor de 5.080.760€, sendo 3.579.528€ provenientes de fundos do Portugal 2030 e 1.501.232€ dos resultados gerados pelos SMAS no decorrer deste ano.
As empreitadas que se encontram a decorrer localizam-se nas freguesias de Beire e em Paredes (Bitarães). Por administração de direta está a ser executada a obra de ligação ao saneamento em Lordelo na Zona Industrial.
Informação dos SMAS:
1. Quem pode ligar?
Todos os fogos abrangidos pela rede contruída. Casas unifamiliares e prédios. Em caso de dúvida contacte os SMAS de Paredes.
2. O que necessita fazer para Celebrar o Contrato de Saneamento?
Pode dirigir-se aos SMAS de Paredes, na Rua de Timor, nº 27, Paredes entre as 9h00 e as 16h30 solicitar a sua ligação, ou dirigir-se à sua Junta de Freguesia. Os SMAS de Paredes também têm à sua disposição uma equipa de técnicos-comerciais que andarão pelas freguesias devidamente identificados, a divulgar o serviço junto da população e a contratualizar o serviço no imediato. Pode também solicitar o seu pedido de adesão através do email geral@smas-paredes.pt.
3. Preciso de fazer obras para ligar?
Sim. O processo de ligação passa por encaminhar as suas águas residuais ao sistema público, através do ramal que já está construído na rua e inclui a eliminação da sua fossa. As obras de adaptação são da responsabilidade do proprietário. Os SMAS de Paredes disponibilizam uma equipa de técnicos o/a esclarecer acerca dos trabalhos a executar para a ligação do seu imóvel à rede saneamento. Estes técnicos aconselharão qual a melhor forma de se ligar à rede pública.
4. Quanto custa?
A ligação não tem custos para o futuro utilizador
5. Qual o tarifário?
O tarifário relativo à prestação do Serviço de Saneamento é o tarifário em vigor e aprovado para o corrente ano. Pode ser consultado no site dos SMAS de Paredes em www.smas- paredes.pt ou na presença do técnico-comercial.
6. Quais os documentos necessários para celebrar contrato?
Necessita de preencher o Formulário Contrato de Fornecimento de Saneamento, ter na sua posse a Caderneta predial atualizada do imóvel com identificação do proprietário ou contrato de arrendamento no caso de ser inquilino. Ter consigo o Cartão de Cidadão (apenas para verificação)
7. Posso agendar uma visita com o técnico-comercial?
Sim. Basta contactar os SMAS de Paredes pelo 255 006 959 e solicitar a presença do técnico no seu imóvel.