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“Escolas Sensíveis ao Trauma: Refletir o presente para construir o futuro” em debate na Casa da Cultura de Paredes

“Escolas Sensíveis ao Trauma: Refletir o presente para construir o futuro” em debate na Casa da C...
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26 Novembro 2024

Decorreu esta terça-feira, dia 26 de novembro, a Conferência “Escolas Sensíveis ao Trauma: Refletir o presente para construir o futuro”, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, e da Vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles. A iniciativa marcou o encerramento do projeto “Escolas Sensíveis ao Trauma”, um programa implementado nos agrupamentos escolares no Concelho de Paredes que pretendeu capacitar os ambientes educativos de respostas que previnam e respondam à violência, adversidade e trauma na comunidade.

Na conferência, os profissionais das escolas partilharam práticas de rastreio, sensibilização e atividades promotoras de bem-estar para toda a comunidade educativa que foram desenvolvidas no âmbito do projeto.

Fernanda Almeida, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, José Carlos Rocha, Mariana Negrão e Elisa Veiga, do Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, Nuno Medeiros e Susana Moreira, do Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Alice Brito e Manuel Gama, do Agrupamento de Escolas de Vilela, Rita Caetano, do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paula Soares e Assunção Martins, do Agrupamento de Escolas de Sobreira, e Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integraram o painel de oradores.

A iniciativa, realizada no âmbito do investimento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e dinamizada pelo Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, visa não só minimizar o risco de retraumatização dos alunos, mas também prevenir a traumatização secundária dos profissionais, através do desenvolvimento de ambientes educativos sensíveis e seguros, livres de violência, bullying e responsivos às necessidades de crianças migrantes ou outras que vivenciaram situações de adversidade.

O projeto envolveu o diagnóstico das práticas escolares, a capacitação dos profissionais, através de ações formativas sobre o impacto do trauma no desenvolvimento das crianças e jovens e nos profissionais e a transformação sustentável das políticas e práticas escolares.

Esta é a primeira iniciativa em Portugal dedicada à prevenção do stress traumático em crianças e adolescentes em contexto escolar.

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