![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- “Escolas Sensíveis ao Trauma: Refletir o presente para construir o futuro” em debate na Casa da Cultura de Paredes
“Escolas Sensíveis ao Trauma: Refletir o presente para construir o futuro” em debate na Casa da Cultura de Paredes
Decorreu esta terça-feira, dia 26 de novembro, a Conferência “Escolas Sensíveis ao Trauma: Refletir o presente para construir o futuro”, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, e da Vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles. A iniciativa marcou o encerramento do projeto “Escolas Sensíveis ao Trauma”, um programa implementado nos agrupamentos escolares no Concelho de Paredes que pretendeu capacitar os ambientes educativos de respostas que previnam e respondam à violência, adversidade e trauma na comunidade.
Na conferência, os profissionais das escolas partilharam práticas de rastreio, sensibilização e atividades promotoras de bem-estar para toda a comunidade educativa que foram desenvolvidas no âmbito do projeto.
Fernanda Almeida, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, José Carlos Rocha, Mariana Negrão e Elisa Veiga, do Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, Nuno Medeiros e Susana Moreira, do Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Alice Brito e Manuel Gama, do Agrupamento de Escolas de Vilela, Rita Caetano, do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paula Soares e Assunção Martins, do Agrupamento de Escolas de Sobreira, e Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integraram o painel de oradores.
A iniciativa, realizada no âmbito do investimento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e dinamizada pelo Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, visa não só minimizar o risco de retraumatização dos alunos, mas também prevenir a traumatização secundária dos profissionais, através do desenvolvimento de ambientes educativos sensíveis e seguros, livres de violência, bullying e responsivos às necessidades de crianças migrantes ou outras que vivenciaram situações de adversidade.
O projeto envolveu o diagnóstico das práticas escolares, a capacitação dos profissionais, através de ações formativas sobre o impacto do trauma no desenvolvimento das crianças e jovens e nos profissionais e a transformação sustentável das políticas e práticas escolares.
Esta é a primeira iniciativa em Portugal dedicada à prevenção do stress traumático em crianças e adolescentes em contexto escolar.
