![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- João da Silva é o primeiro convidado do Café Literário do ano 2025
João da Silva é o primeiro convidado do Café Literário do ano 2025
A edição de janeiro do Café Literário decorre esta sexta-feira, dia 3, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes. João da Silva é o escritor convidado.
A nova obra de João da Silva, intitulada "Ama, mas Cuidado com Quem Amas", lançada em setembro de 2024, vai estar em destaque na iniciativa.
"Ama, mas Cuidado com Quem Amas" trata-se "de um romance intenso e genuíno baseado numa história real. Quando Aguinalda era pequena e vivia protegida por uma família numerosa e feliz, não poderia imaginar que o inferno esperava por ela na adolescência - e menos ainda, que lhe surgiria na forma mais inesperada: a do amor. Mas seria exatamente assim. A criança alegre e amada daria lugar a uma mulher perdida num labirinto feito de ciúme e incerteza, fúria e paixão, esperança e desespero; uma mulher condenada a viver em angústia por causa de uma escolha que, no início, lhe parecera o caminho da felicidade. Passada num meio rural profundamente hierarquizado, esta estreia de João da Silva na ficção é, simultaneamente, um retrato elucidativo de uma chaga da sociedade portuguesa - a violência doméstica - e o testemunho comovente de uma vítima, como tantas outras, na sua busca pela segurança e por uma paz interior que tardam em chegar".
João da Silva nasceu em Cascais a 9 de março de 1975. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade Católica Portuguesa, e trabalhou como jornalista durante 22 anos. Publicou duas obras de não-ficção, «O Sofrimento Pode Esperar» (2016, Albatroz - Porto Editora) e «Quantas Vidas Temos?» (2019, Coolbooks - Porto Editora). Desde 2020 que assina semanalmente uma crónica na edição online do jornal Público sobre as subtilezas e complexidades das relações humanas em diversos contextos, além da forma como o ser humano se relaciona consigo próprio e com o mundo. Dedica-se também a palestras motivacionais sobre resiliência, superação e compromisso, e conduz workshops de escrita. Recentemente, publicou «Ama, mas Cuidado com Quem Amas» (setembro de 2024 - Oficina do Livro, Leya), o seu primeiro romance.
![]()
