![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Município de Paredes vai reflorestar 146 hectares com árvores autóctones até 2027
Município de Paredes vai reflorestar 146 hectares com árvores autóctones até 2027
A Câmara Municipal de Paredes está a promover duas ações de reflorestação com a plantação de árvores autóctones, no âmbito do Programa “Condomínios de Aldeia” e do projeto "Life Serras do Porto". A iniciativa decorre até 2027, abrangendo cerca de 146 hectares, em várias áreas florestais, identificadas no sul do concelho, nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.
No âmbito do Programa "Life Serras do Porto" iniciou-se o controle e substituição das espécies invasoras, a plantação de plantas nativas e a promoção do património natural nas áreas definidas pertencentes a Paredes, numa área total de 103.95 hectares. Este projeto de promoção da floresta, co-financiado pela União Europeia, está previsto concluir em 2027.
O Município de Paredes está também a desenvolver a reflorestação, através do programa “Condomínios de Aldeia”, em dez locais no concelho de Paredes para implementar este projeto, situados nas freguesias prioritárias de Aguiar de Sousa, Sobreira e Recarei. Este projeto já foi executado e implementado em sete dos dez condomínios: em Aguiar de Sousa, na Senhora do Salto e em Alvre, na Sobreira, em Santa Comba, Casconha, Vilar e Quinta, e em Recarei, no lugar Além Rio.
A iniciativa insere-se no Fundo Ambiental e visa "dar apoio às aldeias localizadas em territórios vulneráveis da floresta, através de um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais".
Com esta medida a autarquia de Paredes criou faixas de proteção aos aglomerados urbanos, através de espécies resistentes e adaptadas à passagem do fogo, de forma a minimizar o impacto em caso de incêndio. Efetuou-se a limpeza dos terrenos, com o destroçamento dos matos, a retirada de espécies invasoras e a plantação de novas espécies como o medronheiro, a nogueira, o castanheiro e a oliveira.
Refira-se que a área total intervencionada foi de 42,48 hectares, representando cerca de 80% da área abrangida pela candidatura aprovada que foi de 54,89 hectares.
Paralelamente a estes dois grandes projetos, a autarquia é parceira da Campanha “Uma árvore pela Floresta”, iniciativa promovida pela Quercus e pelos CTT, que pretende sensibilizar a comunidade para a valorização dos ecossistemas ribeirinhos e da floresta autóctone. Esta campanha já permitiu a plantação de mais de duas mil árvores em dois locais distintos do território de Paredes: no Parque Urbano de Rebordosa e na Torre do Castelo, em Aguiar de Sousa.
