Resultante da candidatura ao Aviso FAMI2030-2024-14 – Planos Municipais para a Integração de Migrantes (PMIM), uma medida que visa reforçar e promover a migração legal para os Estados-Membros, o projeto “Paredes Plural” decorre até 2027 e nasce da consciência de que os imigrantes enfrentam desafios significativos e um nível de exclusão elevado em várias dimensões, nomeadamente, no acesso à informação, ao emprego, à educação, à aprendizagem da língua, à saúde e na discriminação.
O projeto destina-se a pessoas migrantes, em situação regular ou em processo de regularização, que residam, trabalhem ou pretendam residir e/ou trabalhar no concelho de Paredes.
Assente numa rede colaborativa e comunitária, as ações envolvem todas as organizações e pessoas com papel relevante no sistema de acolhimento e integração de migrantes, como associações, empresas, clubes, escolas e IPSS’s.
O objetivo passa por contribuir para o desenvolvimento sustentável do território, promovendo mais prosperidade para todos, através da inovação, diversidade e pluralidade potenciadas pelas migrações, contribuindo para uma comunidade mais coesa, justa e participativa.
O projeto tem como propósito promover a prosperidade e o desenvolvimento comunitário sustentável do concelho de Paredes, potenciando a imigração como alavanca de criação de valor económico, social, cultural e ambiental.
A sua missão prende-se com estruturar e implementar, de forma eficiente e colaborativa, um sistema multivetorial de acolhimento, integração e valorização de pessoas migrantes no concelho de Paredes.
A longo prazo, prevê-se que, através deste projeto, Paredes será uma referência nacional no acolhimento e integração de migrantes em territórios de média densidade, com base na respetiva eficácia, inovação e impacto no desenvolvimento comunitário sustentável.