![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Município de Paredes faz balanço dos incêndios rurais e aposta na vigilância e prevenção em 2026
Município de Paredes faz balanço dos incêndios rurais e aposta na vigilância e prevenção em 2026
A Câmara Municipal de Paredes apresentou, esta sexta-feira, 19 de dezembro, no âmbito da reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, o balanço dos incêndios ocorridos no concelho em 2025 e definiu as estratégias de prevenção para o próximo ano.
A sessão decorreu no Salão Nobre da autarquia e foi dirigida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Proteção Civil, Francisco Leal, que apresentou os dados deste ano referentes aos fogos rurais. Em 2025, foi registada uma subida no número de ocorrências face ao ano passado, de 100 para 246 ocorrências. Apesar desse aumento, a área ardida foi menor, tendo descido de 3977.57 hectares para 740.67 hectares. A freguesia de Duas Igrejas foi a freguesia que registou mais ocorrências, um total de 42, mas foi na freguesia de Recarei que ocorreu o maior incêndio, a 30 de julho, com mais de 650 hectares de área ardida.
Ao longo do ano, o Gabinete Técnico Florestal de Paredes levou a cabo diferentes ações de prevenção: foram efetuados mais de 1800 registos de processos de limpeza de terrenos, 54 processos de árvores em risco, 12 processos de corte e poda de sobreiros, ações de fogo controlado de gestão de combustível, acompanhamento de ações de limpeza de terrenos e beneficiação de caminhos, participação e apoio em Incêndios Rurais.
No próximo ano, o Município de Paredes volta a implementar um conjunto de estratégias. Neste sentido, estão previstas ações sensibilização nos locais identificados com maior número de ocorrências e com maior potencial de grandes incêndios, a gestão de combustível, com maior empenho nos locais definidos como prioritários, a beneficiação de rede viária florestal, em articulação com os corpos de bombeiros, a beneficiação e manutenção de pontos de água estratégicos e construção de novo, ações de fogo controlado em locais estratégicos e apoio na Rede Primária, otimização do sistema de vigilância e videovigilância e melhorar as ações de rescaldo.
Na reunião estiveram presentes diferentes agentes de proteção civil do Concelho, nomeadamente, GNR – UEPS e GNR SEPNA, bombeiros, Cruz Vermelha, a AFVS - Associação Florestal do Vale do Sousa, a Navigator e o representante das Junta de Freguesia do Concelho, Sérgio Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Recarei.
