![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Temporada de janeiro do CCP - Centro Cultural de Paredes abre com “Amigos da Treta”
Temporada de janeiro do CCP - Centro Cultural de Paredes abre com “Amigos da Treta”
O palco do Grande Auditório do CCP – Centro Cultural de Paredes recebe o espetáculo de comédia “Amigos da Treta” este sábado, 17 de janeiro, às 22h00.
Recorde-se que o projeto “Conversa da Treta” nasceu em 1997 e tornou-se um fenómeno nacional. O espetáculo já subiu diversas vezes ao palco dos Coliseus. Depois da morte de António Feio, "A Treta" continua viva e o Zézé, personagem icónico criado por José Pedro Gomes, voltou, em 2016, com "Filho da Treta" em dupla com António Machado e em 2019 com o "Casal da Treta" com a incrível Ana Bola.
Em 2024, chegou uma nova vida deste universo – “Amigos da Treta” - em dupla com Aldo Lima. O espetáculo, de 90 minutos, destina-se a maiores de 14 anos e tem bilhetes à venda em: https://centroculturalparedes.bol.pt/
Sinopse
Os influencers, os gurus do coaching e do lifestyle, a inteligência artificial e a estupidez natural - as novas tretas que se juntam à treta de sempre, e fazem crescer este mundo da treta onde cada vez mais se fala... treta. Jóni, amigo de Zézé que se ausentou para fazer Erasmus numa terra distante — aventura que o obrigou a fazer a maior viagem da sua vida e até a ter de atravessar a ponte sobre o Tejo para nunca mais ser visto — regressa agora ao bairro vindo das entranhas da terra. Literalmente. Até porque, mal chega, cai no buraco das obras de expansão do metropolitano e faz uma rotura parcial do ligamento cruzado do cigarro eletrónico.
Jóni, autoproclamado guru da espiritualidade hashtag-deus-no-comando, e das medicinas à base de batidos com raspas de kombucha, é recebido por um emocionado Zezé, que nunca esqueceu o amigo... excetuando o nome, a cara, a voz, o penteado e o local propriamente dito onde ele morava. Vão agora pôr a conversa em dia, recordar o passado que ambos concordam ser uma espécie de futuro que ficou pelo caminho, comentar o presente que os dois entendem ser um passado que está a acontecer naquele preciso momento, e prever o futuro, que mais não é que um passado que teima em ser presente, mas chega sempre atrasado porque tem a mania.
Ficha Técnica
De Filipe Homem Fonseca, Mário Botequilha e Rui Cardoso Martins
Com José Pedro Gomes e Aldo Lima
Encenação José Pedro Gomes e Aldo Lima
Desenho de luz Luís Duarte
Música Alexandre Manaia
Assistente de encenação Diana Vaz
Produção Força de Produção
