Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes acolhe quatro novas exposições este fim de semana

05 Fevereiro 2026

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura e a Loja Interativa de Turismo de Paredes recebem a inauguração de quatro exposições: “O Desenho Sobrevive até ao Café”, de Agostinho Santos, “O Choro dos Inocentes”, de Rosa Amaral, “Ainda esperam que sejamos Silêncio”, de Mónica Silva, e “Carnavale Di Venezia”, de Joaquim Pimenta.

A primeira exposição a ser inaugurada é “O Desenho Sobrevive até ao Café”, de Agostinho Santos, na sexta-feira, dia 6, pelas 22h30, na Biblioteca Municipal de Paredes. De acordo com o artista, esta mostra surge após horas de desenho “com café, sobretudo à noite, onde tudo é desenho, tudo resiste no desenho, até o café”. Nas obras, Agostinho Santos utiliza tinta da china, ecolines, aguarela, pastel, pigmentos, acrílico, óleo, biochene, lixívis, entre muitos outros.

Já no sábado, dia 7, serão abertas as portas a três novas exposições. Pelas 16h00, a Casa da Cultura de Paredes recebe “O Choro dos Inocentes”, de Rosa Amaral. Nesta mostra, a artista pretende “tocar corações e provocar reflexões” perante a arte que “lembra, de forma poderosa, o que acontece neste planeta chamado Terra”.

A exposição “Ainda esperam que sejamos Silêncio”, de Mónica Silva, será inaugurada na Casa da Cultura, pelas 16h30, e os trabalhos expostos “propõe uma reflexão sobre o percurso sensível e contundente das mulheres ao longo dos tempos, numa altura em que o conservadorismo crescente ameaça conquistas fundamentais”. Neste sentido, a exposição convida o público “a estabelecer um diálogo entre passado e presente e a refletir sobre a persistência das desigualdades”, afirma a artista.

Na Loja Interativa de Turismo de Paredes está agendada a abertura da exposição “Carnavale Di Venezia”, de Joaquim Pimenta. Segundo o artista, nesta mostra “as imagens foram feitas em uma fração de segundo” e, por serem tão breves, têm “paradoxalmente vocação para uma vida inteira, talvez para a eternidade, sempre que encaradas por olhares que, mais do que certezas, descobrirão um sem fim de perguntas que se espalham nas histórias possíveis das imagens”.

 

Horário de visitas:

Biblioteca Municipal de Paredes

“O Desenho Sobrevive até ao Café”, de Agostinho Santos

Patente até ao dia 13 de março

- Segunda a sexta-feira: 09h00 – 18h30

- Sábado: 09h00 – 13h00

 

Casa da Cultura de Paredes

“O Choro dos Inocentes”, de Rosa Amaral

“Ainda esperam que sejamos Silêncio”, de Mónica Silva

Patentes até ao dia 7 de março

- Segunda a sexta-feira: 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30

- Sábado: 10h00 – 12h30 | 14h30 – 17h00

 

Loja Interativa de Turismo de Paredes

“Carnavale Di Venezia”, de Joaquim Pimenta

Patente até ao dia 14 de março

- Segunda a sexta-feira: 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30

- Sábado: 10h00 – 12h30 | 14h30 – 17h00

Conteúdo atualizado em5 de fevereiro de 2026às 09:34
Top