No próximo sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 21h00, a Igreja de Vilela acolhe mais um concerto do projeto “Young Guitar Masters”, que contará com a participação do artista Manuel Luz.
Manuel Luz, natural de Vila Nova de Gaia, iniciou o seu percurso musical com apenas 3 anos de idade, em percussão. Aos 8 anos, enveredou pela guitarra clássica, sendo orientado pelo professor Daniel Lemos, no Conservatório de Artes do Marco de Canaveses (Artâmega), desde 2018.
Conquistou, em 2019, o primeiro lugar na categoria B do concurso do Festival Internacional de Guitarra de Amarante, e, nesse mesmo ano, foi-lhe atribuída uma menção honrosa no escalão C do VI Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. Já em 2025 alcançou o segundo lugar no escalão D do Concurso de Guitarra Santa Cecília.
Ao longo dos últimos anos, Manuel Luz participou em diversas atividades de enriquecimento musical e artístico, nomeadamente, masterclasses com guitarristas de renome como Pedro Rodrigues, Ricardo Barceló, Artur Caldeira, Michalis Kontaxakis, André Madeira e Danijel Cerović, bem como vários estágios de orquestra de guitarras, entre eles, os estágios integrados nos Concertos de Reis de 2024, 2025 e 2026 da OPGB (Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins), que contaram com os solistas Cuca Roseta, Tiago Nacarato e Anabela Pires, respetivamente.
O artista demonstra, ainda, interesse pela composição musical, trabalhando pontualmente nessa área a título profissional com obras e arranjos seus. Sendo a física e matemática aplicada os seus principais interesses, busca também pela aplicabilidade das ciências exatas à música e às suas composições.
Vale recordar que o projeto “Young Guitar Masters” é promovido pela Associação 3M e tem como objetivo divulgar a guitarra clássica por todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos, bem como apoiar e promover jovens guitarristas em início de carreira.
No Município de Paredes, os concertos realizam-se três vezes por ano, desde 2018, sempre em locais emblemáticos promovendo, em simultâneo, o património cultural e arquitetónico do Concelho.
O concerto do artista Manuel Luz tem entrada gratuita.