![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Paredes recruta voluntários para auxiliar população com deficiência e incapacidade residente no concelho – inscrições até 31 de janeiro de 2018
Paredes recruta voluntários para auxiliar população com deficiência e incapacidade residente no concelho – inscrições até 31 de janeiro de 2018
No âmbito do Dia Internacional do Voluntariado assinalado esta terça-feira, 5 de dezembro, o pelouro de Ação Social da autarquia paredense acaba de lançar uma campanha de recrutamento de voluntários para o projeto “Nos Trilhos de Inclusão – Conhecer para intervir”.
Refira-se que este projeto já reúne 14 voluntários e tem como objetivo efetuar um retrato da população com deficiência e incapacidade residente no concelho, assim como, das necessidades dos seus cuidadores.
Para Beatriz Meireles, responsável pelo pelouro de Ação Social, com esta iniciativa “pretende-se ter uma cultura de inclusão e quebrar preconceitos relativamente à pessoa com diversidade”. Sublinha que “é de extrema importância valorizar e tentar criar redes de voluntariado entre outros projetos, conseguirmos um registo de pessoas com deficiência de forma a sinalizar as situações que requerem intervenção social”.
Considera, de resto, “que na sociedade não há condições para as pessoas com deficiência serem autónomas e livres, sem o auxílio de cuidadores, pessoas que normalmente são esquecidas pela sociedade e requerem igualmente intervenção social”, declara Beatriz Meireles.
Com este desafio de índole social, pretende-se que estes voluntários recolham informação, sinalizem e identifiquem no terreno as pessoas com deficiência e incapacidade existentes.
Devem ter escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade, residir no concelho e ter conhecimentos ou experiência profissional na área social.
Aos interessados, que deverão manifestar a sua pretensão até ao dia 31 de janeiro de 2018, mediante ficha de inscrição disponível no site do município, será ministrada formação e assegurado seguro, certificado de participação e cartão de voluntário com benefícios/descontos em determinadas lojas do concelho.
