![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Câmara de Paredes recruta voluntários no âmbito do projeto “Nos Trilhos da Inclusão”
Câmara de Paredes recruta voluntários no âmbito do projeto “Nos Trilhos da Inclusão”
Encontra-se a decorrer uma campanha de recrutamento de voluntários para o projeto “Nos Trilhos de Inclusão - Conhecer para intervir”, promovida pelo pelouro de Ação Social do Município de Paredes. As inscrições no Banco Local do Voluntariado da autarquia estão abertas até 31 de janeiro.
Refira-se que este projeto tem como objetivo efetuar um retrato da população com deficiência e incapacidade residente no concelho, assim como, das necessidades dos seus cuidadores.
Visa, igualmente, impulsionar a prática de voluntariado, incutindo aos voluntários uma verdadeira cultura de cidadania ativa e solidária.
Para Beatriz Meireles, vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara de Paredes, esta iniciativa “pretende fomentar a cultura de inclusão e quebrar preconceitos relativamente à pessoa com deficiência”, sublinha a responsável.
A vereadora sublinha ainda que “é de extrema importância valorizar a criação de redes de voluntariado, de modo a conseguirmos um registo de pessoas com deficiência e implementarmos, em tempo útil, medidas de acompanhamento social adequado”.
Com este desafio de cariz social, pretende-se que estes voluntários recolham informação, sinalizem e identifiquem no terreno as pessoas com deficiência e incapacidade existentes.
Os voluntários devem ter escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade, residir no concelho e ter conhecimentos ou experiência profissional na área social.
Aos interessados, que deverão manifestar a sua pretensão até ao dia 31 de janeiro de 2018, mediante ficha de inscrição disponível na página da internet do município, será ministrada formação e assegurado seguro, certificado de participação e cartão de voluntário com benefícios/descontos em determinadas lojas do concelho.
Recorde-se que este programa conta, de resto, com a participação e colaboração de voluntários do Banco Local de Voluntariado do município de Paredes, que recebem, previamente, formação para o efeito, seguindo-se a recolha de informação no terreno, num trabalho concertado com as Juntas de Freguesia, párocos e demais instituições do concelho.
Resultado de uma parceria entre o pelouro de Ação Social, o Projeto CLDS 3G Horizontes de Inclusão e a Associação Agito Social, tenciona-se identificar e caraterizar as pessoas com deficiência e incapacidade a nível profissional, escolar, familiar, económico e social, com o objetivo de implementar estratégias de intervenção que permitam dar resposta às necessidades específicas desta população, sustentando, assim, a definição de medidas adequadas à realidade local.
