![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Câmara de Paredes e Ambisousa reforçam campanha de compostagem doméstica
Câmara de Paredes e Ambisousa reforçam campanha de compostagem doméstica
A Ambisousa - Empresa Intermunicipal de Tratamento de Gestão de Resíduos Sólidos procedeu à distribuição gratuita, no concelho de Paredes, de cerca de 225 compostores domésticos no âmbito da campanha de reforço da compostagem doméstica de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB).
Refira-se que, em Paredes, a primeira entrega de compostores, relativos à segunda fase da ação “à terra só o que é da terra” realizou-se esta sexta-feira, 16 de fevereiro, na presença do presidente e do vice-presidente da autarquia paredense, Alexandre Almeida e Francisco Leal.
Atualmente, o nosso lixo doméstico diário é composto por cerca de 40 por cento de resíduos orgânicos. Assim, “com o processo de compostagem, além de diminuirmos a quantidade de lixo, permite-nos ter em casa um composto natural, um excelente substituto de fertilizantes e adubos para a horta ou para o jardim”, acrescentou Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes.
Segundo Francisco Leal, vice-presidente do Municipio e responsável pelo pelouro do Ambiente, “temos de apostar mais na reciclagem, pois muito do lixo que produzimos tem valor como é o caso da compostagem “caseira” que estamos a incentivar”.
Esta campanha da Ambisousa e da autarquia destina-se aos habitantes que possuam habitações com espaços adequados à prática da compostagem: jardins, hortas, quintas e pomares. Todos os equipamentos de compostagem são identificados e georreferenciados, sendo que é a Ambisousa que faz a monitorização do seu uso.
Os interessados em receber um compostor doméstico deverão inscrever-se online preenchendo o formulário em: ambisousa.pt ou 255810750. Posteriormente serão contactados para a entrega do equipamento. Uma equipa da Ambisousa após verificação da existência das condições necessárias fará a entrega do compostor, e explica o seu funcionamento. Os participantes recebem um certificado comprovativo da entrega do compostor.
Pode ler-se no folheto informativo que a compostagem é um processo biológico que transforma a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos composto.
O projeto de compostagem doméstica da Ambisousa está também a ser implementado nos concelhos de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel.
