![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Descentralização, mobilidade e fundos comunitários são os temas da cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto
Descentralização, mobilidade e fundos comunitários são os temas da cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à abertura da cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que se realiza hoje, 20 de março, no Palácio Nacional de Queluz (Sintra), com a agenda a ser dominada pela questão da descentralização de competências para as autarquias, pela mobilidade e pelos fundos comunitários.
Esta cimeira “histórica” pretende constituir um fórum de discussão e análise das realidades locais metropolitanas, com vista à recolha de propostas e contributos para apresentar ao Governo, com destaque para os transportes e mobilidade, preparação do quadro de financiamento Portugal 2030, descentralização, entre outros assuntos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, presente na cimeira, “a descentralização vai permitir termos mais competências ao nível dos transportes, criando um passe único na Área Metropolitana do Porto e passar a gerir os centros de saúde, as escolas e sobre habitação social. Vai ser muito importante para Paredes. Vamos, por exemplo, ter um custo de transportes menor em Paredes e poder ter os centros de saúde abertos até mais tarde”, refere Alexandre Almeida.
No programa da cimeira, com abertura, durante a manhã, a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa, o encerramento caberá ao primeiro-ministro António Costa.
A Área Metropolitana do Porto(AMP) integra os municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
A Área Metropolitana de Lisboa é integrada pelos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
