Câmara Municipal de Paredes inicia a recuperação financeira

Camara_municipal_Paredes_1_1024_2500
22 Março 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, concluiu esta semana com êxito a primeira tarefa de recuperação financeira da Câmara Municipal de Paredes.

O Município de Paredes conseguiu a contratação de um novo financiamento a longo prazo no valor de 29 milhões de euros que vai permitir a liquidação do empréstimo contraído junto da Direção Geral do Tesouro e Finanças ao abrigo do PAEL - Plano de Ajuda à Economia Local.

Assim sendo, com esta operação financeira, a Câmara de Paredes está agora em condições de em 2019 começar a reduzir a taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis aplicada aos paredenses.

Refira-se que, até agora e ao abrigo do PAEL, a Câmara de Paredes por causa do endividamento excessivo herdado da anterior gestão municipal estava impedida pela IGF - Inspeção Geral de Finanças de reduzir a taxa de IMI, mas a partir deste momento já o pode fazer em 2019.

Com este novo empréstimo, a amortizar em 20 anos, com uma taxa de juro inferior às anteriores , a Câmara de Paredes acabou com os condicionalismos do PAEL e vai conseguir uma poupança anual no valor das prestações dos empréstimos que paga à banca na ordem de 1,3 milhões de euros.

Recorde-se que a recuperação financeira da autarquia paredense envolve três etapas:

1 - libertar-se do “garrote” do PAEL;

2 - desbloquear o acesso aos Fundos Comunitários (está impedida de receber fundos comunitários até ao montante de 6 milhões de euros pelas irregularidades dos centros escolares denunciadas pelo relatório do OLAF – Organismo Europeu Anti-Fraude);

3 - cortar nas despesas, nas “gorduras” do município.

Em menos de seis meses, o Executivo PS ultrapassa a primeira etapa, o que vai permitir uma mais suave redução do excessivo endividamento bancário para possibilitar prosseguir com os instrumentos de mudança na Câmara Municipal de Paredes.