Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Câmara Municipal de Paredes inicia a recuperação financeira

Câmara Municipal de Paredes inicia a recuperação financeira
Camara_municipal_Paredes_1_1024_2500
22 Março 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, concluiu esta semana com êxito a primeira tarefa de recuperação financeira da Câmara Municipal de Paredes.

O Município de Paredes conseguiu a contratação de um novo financiamento a longo prazo no valor de 29 milhões de euros que vai permitir a liquidação do empréstimo contraído junto da Direção Geral do Tesouro e Finanças ao abrigo do PAEL - Plano de Ajuda à Economia Local.

Assim sendo, com esta operação financeira, a Câmara de Paredes está agora em condições de em 2019 começar a reduzir a taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis aplicada aos paredenses.

Refira-se que, até agora e ao abrigo do PAEL, a Câmara de Paredes por causa do endividamento excessivo herdado da anterior gestão municipal estava impedida pela IGF - Inspeção Geral de Finanças de reduzir a taxa de IMI, mas a partir deste momento já o pode fazer em 2019.

Com este novo empréstimo, a amortizar em 20 anos, com uma taxa de juro inferior às anteriores , a Câmara de Paredes acabou com os condicionalismos do PAEL e vai conseguir uma poupança anual no valor das prestações dos empréstimos que paga à banca na ordem de 1,3 milhões de euros.

Recorde-se que a recuperação financeira da autarquia paredense envolve três etapas:

1 - libertar-se do “garrote” do PAEL;

2 - desbloquear o acesso aos Fundos Comunitários (está impedida de receber fundos comunitários até ao montante de 6 milhões de euros pelas irregularidades dos centros escolares denunciadas pelo relatório do OLAF – Organismo Europeu Anti-Fraude);

3 - cortar nas despesas, nas “gorduras” do município.

Em menos de seis meses, o Executivo PS ultrapassa a primeira etapa, o que vai permitir uma mais suave redução do excessivo endividamento bancário para possibilitar prosseguir com os instrumentos de mudança na Câmara Municipal de Paredes.

Conteúdo atualizado em23 de março de 2018às 07:24
Top