Exposição de Pintura e Escultura de Jorge Nascimento e Ana Maria Barbosa alusiva à filigrana para ver em Paredes

23_mar_o_a_8_abril_Exposi__o_Pintura_e_Escultura
23 Março 2018

A Casa da Cultura de Paredes e a Loja Interativa de Turismo acolhem a Exposição de Pintura e Escultura de Jorge Nascimento e Ana Maria Barbosa, de 23 de março a 8 de abril.

A exposição destes artistas plásticos contará com a presença de trabalhos ligados à filigrana do Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria – CINDOR.

Refira-se que a filigrana – obra de ourivesaria formada de fios de ouro ou prata delicadamente entrelaçados e soldados – tem um lugar especial em algumas regiões do país, nomeadamente no concelho de Gondomar. Ainda hoje, a produção artesanal é praticada em oficinas de pequena escala, de cariz familiar.

Filigrana, do latim filiumm e granuum, consiste na arte de trabalhar com o fio. O nome, que significa literalmente “fio de grão”, deriva do efeito visual gerado pelo entrelaçamento dos fios utilizados na filigrana.

A indústria artesanal é praticada em oficinas de pequena escala, onde os artesãos produzem artigos em ouro e prata, utilizando técnicas passadas de geração em geração. As oficinas artesanais são na sua maioria de escala familiar.

Jorge Nascimento

Natural do Porto

Representado na Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Santa Casa da Misericórdia, Câmaras Municipais de Amares, Fafe e coleções particulares.

Prémios:

Placa de bronze de Oliveira de Azeméis

Primeiro prémio de Pintura de Esposende

Ana Maria Barbosa

Natural de Castromil-Sobreira- Paredes

Licenciada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto

Representada na Casa da Cultura de Fafe, Turismo de Póvoa de Lanhoso e Várias coleções particulares

Representada no Turismo de Braga, durante o Euro 2004, em painéis pintados sobre linho, com temas Regionais Minhotos, abordando o tema da Filigrana em ouro.