Tarantini foi à Escola Básica e Secundária de Vilela falar de futebol e estudos

24 Março 2018

Numa palestra muito participada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Vilela, Tarantini, jogador do Rio Ave, abordou o tema do seu livro “A Minha Causa. Sonha. Desafia-te. Concretiza”, onde fala de como conquistar o sucesso, mas também do “pós-carreira de um jogador profissional de futebol”.

Juntaram-se à apresentação do livro de Tarantini, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e o Vereador da Educação, Juventude e Desporto, Paulo Silva.

A aposta na educação é fundamental para Tarantini, sublinhando que “as ambições têm de ser cada vez maiores. No entanto, o dinheiro não é um fator inquestionável. Mais do que ter é preciso ser”. Tarantini frequenta o doutoramento e a esse propósito enfatiza que “a formação académica é um meio que me permitirá ter mais competências no final da carreira de jogador”.

Com o apoio da autarquia, o livro do Tarantini está disponível nas bibliotecas das escolas do concelho de Paredes. Segundo o autor este livro “resume o que ando a fazer neste meio futebolístico, sendo que não é fácil ser jogador de futebol”.

Durante a palestra o jogador abordou as várias etapas da sua vida e revelou que existem vários pressupostos para vencer. “Desde ter um sonho, ser disciplinado, ter talento, ser resiliente, saber escolher, ser ambicioso, ser competente, fazer avaliações e ter foco”.

Para Alexandre Almeida, presidente da autarquia de Paredes, “manter o foco, a organização, a disciplina e a determinação são fundamentais para qualquer aluno atingir o sucesso nos estudos e, se for o caso, alcançar os objetivos nas competições desportivas, seja no futebol ou outra modalidade”.

O autarca felicitou Tarantini pelo êxito alcançado e pelo projeto de levar às escolas a mensagem positiva para os jovens atletas conciliarem os estudos com a carreia desportiva. “Devem concluir uma licenciatura. A formação académica prepara melhor os atletas perante as adversidades e dificuldades”, aconselhou Alexandre Almeida.

O jogador Tarantini, natural de Baião, desenvolveu este projeto “A minha causa. Sonha. Desafia-te. Concretiza”, com o objetivo de sensibilizar os desportistas para a gestão das carreiras, visando identificar os problemas que os profissionais de futebol passam depois de acabar a carreira, como lesões graves, problemas de gestão financeira, fraudes, entre outros.

“A Minha Causa” é, nas palavras do autor, “a causa de muitos, a causa que quero deixar como legado aos jovens, aos profissionais, aos educadores e aos treinadores. Todos fazem parte do sonho”.