Gabinete de Apoio ao Emigrante abre no Balcão Único da Câmara Municipal de Paredes

GAEmigrante
09 Fevereiro 2017

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) da Câmara Municipal de Paredes abriu ao público esta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017, passando a funcionar todas as terças e quintas-feiras, entre as 9h00 e as 12h30, no posto de atendimento n.º 12 do Balcão Único da autarquia.

“Esta é mais uma valência que a autarquia de Paredes disponibiliza aos munícipes. Através deste novo serviço, pretendemos ser um meio facilitador para quem regressa a Portugal e para quem parte para outro país”, refere Hermínia Moreira, Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes.

Os GAE resultam de Acordos de Cooperação entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e as Câmaras Municipais, estabelecidos através de protocolos celebrados entre as duas entidades e que assentam em dois princípios base: a disponibilidade para o atendimento e a proximidade ao utente, uma vez que 90% dos portugueses que regressam ao país se fixam na freguesia de origem, sendo as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia os seus pontos de referência.

Os GAE são também uma porta de entrada para uma rede com 127 postos consulares e mais 245 postos honorários espalhados pelo mundo. Pretendem ajudar no regresso temporário ou definitivo a Portugal, no processo de reinserção no país: ajudam a resolver questões com a Segurança Social, dão aconselhamento jurídico e apoiam na procura de oportunidades de emprego ou de investimento, no reconhecimento de equivalências, de cursos e de cartas de condução, entre outros. Visam igualmente dar mais informação e apoio a quem quer sair do país.