![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Árvore de Natal da Casa da Cultura de Paredes será construída em madeira por alunos da ESAD
Árvore de Natal da Casa da Cultura de Paredes será construída em madeira por alunos da ESAD
O projeto foi apresentado esta terça-feira, 6 de novembro de 2018, na Casa da Cultura, pelo Município de Paredes na presença de duas dezenas de alunos do mestrado de Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) que se propõem construir uma “Árvore de Natal” em madeira, no âmbito do projeto de Autoconstrução.
Esta iniciativa prevê a construção de uma “Árvore de Natal” em madeira que pode, por exemplo, materializar-se numa árvore habitável, e que será elaborada pelos alunos de mestrado da ESAD durante o período de aulas e ao longo do mês de novembro.
São alunos de várias nacionalidades (Portugal, Brasil, Síria e Itália) que e além de assinalarem a quadra natalícia pretendem alertar para a importância do design e a ligação à indústria do mobiliário.
Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou a importância deste projeto para a indústria do mobiliário, “já que o Concelho é tido como o maior produtor de mobiliário do país”, referiu o autarca.
“O mobiliário para ser competitivo não basta ter só grande rigor de construção, não basta uma aposta forte em matérias primas de qualidade, cada vez mais a inovação, o design são fatores decisivos para alcançar essa competitividade. Tudo o que seja atrair profissionais do design para Paredes é determinante para o sector”, sublinhou Alexandre Almeida.
“Ajudar a credibilizar e a dar sentido às residências criativas, criadas em Paredes, trazendo para o Concelho profissionais que vão desenvolver um projeto que pode vir a ter consequências positivas para a indústria do mobiliário local e fomentar troca de experiências é o objetivo da iniciativa”, frisou o autarca.
A coordenadores do curso de mestrado da ESAD, Maria Milano, destacou que “este é o início de um intercâmbio com a autarquia”. Sobre o projeto Maria Milano referiu que este trabalho permite, também, “uma socialização dos próprios alunos além de os capacitar para o mercado de trabalho”.
Está previsto um workshop de Autoconstrução, na semana de 10 a 15 de dezembro. Durante a fase de construção, os alunos ficarão alojados nas residências criativas (junto ao Largo da Feira). Depois de construída, a "Árvore de Natal” ficará exposta até aos Reis nos jardins da Casa da Cultura.
