O projeto foi apresentado esta terça-feira, 6 de novembro de 2018, na Casa da Cultura, pelo Município de Paredes na presença de duas dezenas de alunos do mestrado de Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) que se propõem construir uma “Árvore de Natal” em madeira, no âmbito do projeto de Autoconstrução.
Esta iniciativa prevê a construção de uma “Árvore de Natal” em madeira que pode, por exemplo, materializar-se numa árvore habitável, e que será elaborada pelos alunos de mestrado da ESAD durante o período de aulas e ao longo do mês de novembro.
São alunos de várias nacionalidades (Portugal, Brasil, Síria e Itália) que e além de assinalarem a quadra natalícia pretendem alertar para a importância do design e a ligação à indústria do mobiliário.
Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou a importância deste projeto para a indústria do mobiliário, “já que o Concelho é tido como o maior produtor de mobiliário do país”, referiu o autarca.
“O mobiliário para ser competitivo não basta ter só grande rigor de construção, não basta uma aposta forte em matérias primas de qualidade, cada vez mais a inovação, o design são fatores decisivos para alcançar essa competitividade. Tudo o que seja atrair profissionais do design para Paredes é determinante para o sector”, sublinhou Alexandre Almeida.
“Ajudar a credibilizar e a dar sentido às residências criativas, criadas em Paredes, trazendo para o Concelho profissionais que vão desenvolver um projeto que pode vir a ter consequências positivas para a indústria do mobiliário local e fomentar troca de experiências é o objetivo da iniciativa”, frisou o autarca.
A coordenadores do curso de mestrado da ESAD, Maria Milano, destacou que “este é o início de um intercâmbio com a autarquia”. Sobre o projeto Maria Milano referiu que este trabalho permite, também, “uma socialização dos próprios alunos além de os capacitar para o mercado de trabalho”.
Está previsto um workshop de Autoconstrução, na semana de 10 a 15 de dezembro. Durante a fase de construção, os alunos ficarão alojados nas residências criativas (junto ao Largo da Feira). Depois de construída, a "Árvore de Natal” ficará exposta até aos Reis nos jardins da Casa da Cultura.