Candidaturas às Bolsas de Estudo iniciam a 1 de fevereiro

30 Janeiro 2019

Abrem já na próxima sexta-feira, 1 de fevereiro, as candidaturas para as bolsas de estudo, para o ano letivo de 2018/2019.

Recorde-se que podem candidatar-se a este apoio, os alunos do ensino secundário e superior residentes no concelho de Paredes, bem como os operacionais e ou filhos de operacionais das Corporações de Bombeiros voluntários do concelho e da Cruz Vermelha, que frequentam o Ensino Superior.

“Temos feito uma aposta gradual para estimular o sucesso escolar.  Este ano vamos contemplar mais alunos, no ensino Secundário, passamos a beneficiar mais jovens, ou seja, de 12 bolsas de estudo passamos a atribuir 15. No Ensino Superior aumentamos de 15 para 20 bolsas. À medida que as condições financeiras da autarquia melhorarem, teremos o compromisso de aumentar o número de bolsas e as verbas”, refere Paulo Silva, Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Paredes.

A candidatura pode ser formalizada, até 15 de março, através dos serviços online ou no Balcão Único de Atendimento ao Munícipe no edifício da autarquia.

Podem candidatar-se à atribuição das bolsas de estudo os alunos residentes no concelho de Paredes, matriculados no ensino secundário do ensino público (10º, 11º, e 12º anos) ou em qualquer ano de curso superior universitário ou politécnico, que confiram o grau de licenciatura ou licenciatura com mestrado integrado, que preencham os requisitos estabelecidos no regulamento para o efeito.

Assim, serão atribuídas 15 bolsas a alunos do 10º, 11.º e 12.º anos do ensino público (de 150€ cada); 20 bolsas a alunos do ensino superior público e privado (no valor de 1000€ cada); 10 bolsas a operacionais (de 1250€) ou filhos de operacionais das corporações de Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha (no valor de 1000€).

As bolsas serão pagas numa única prestação, em data a estabelecer pelos serviços do Município.

O júri será formado pelo presidente da Câmara, um elemento de cada partido representado no Executivo Camarário, um representante da Direção de cada estabelecimento de ensino secundário do concelho e um representante da Assembleia Municipal.