Doentes oncológicos do Grupo “Viver Melhor” partilharam experiências em Paredes

palestra2
palestra255
06 Fevereiro 2019

O grupo de doentes oncológicos “Viver Melhor”, apoiado pelo Município de Paredes, promoveu a palestra intitulada "Viver com Cancro", em parceria com a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas, como forma de assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Partilha de experiências e do impacto do cancro na vida das pessoas, prognósticos e alertas foram alguns dos propósitos do encontro que contou com os contributos da psiquiatra Assunção Tavares, do IPO/Porto, para viver melhor e com mais qualidade de vida.

Na iniciativa estiveram ainda presentes, o Vice-Presidente do Município de Paredes, Francisco Leal, e a Vereadora Beatriz Meireles, para além da responsável pela APLL, Isabel Barbosa.

Segundo Francisco Leal “é com satisfação que Paredes acolhe iniciativas que visam o esclarecimento e a satisfação de necessidades básicas dos munícipes”. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes felicitou e realçou o dinamismo do Grupo Viver Melhor, considerando um “exemplo de força de vencer as amarguras da vida”. Manifestou o desejo para que “nunca desistam de viver melhor”.

A Vereadora com o pelouro da Cultura e da Ação Social, Beatriz Meireles, sublinhou a admiração pelo grupo que integra o projeto do município paredense, “pela vontade em querer superar barreiras e vencer a doença e as suas limitações”.

Beatriz Meireles mostrou toda a disponibilidade para continuar a dar apoio ao projeto, à semelhança do que já se encontra a fazer, no que ao teatro diz respeito e que resultará na apresentação de uma peça teatral muito em breve.

A psiquiatra Assunção Tavares não tem dúvidas de que a doença “afeta muito as pessoas que mais nos amam e estão perto de nós. Tira-nos o tapete debaixo dos pés e muda toda a perspetiva de vida”.

De acordo com a profissional de saúde, “depois do cancro nada fica igual e temos que aprender a lidar com as nossas limitações. Fadiga, memória, atenção e concentração deixa de ser a mesma coisa”. Considera que a doença e os tratamentos associados têm implicações a todos os níveis. Acredita que “se nos juntarmos por causas somos sempre muito mais fortes”.

ATIVIDADES DO GRUPO VIVER MELHOR
Sessões de psicologia de grupo
Exercício físico
Dança