A Casa da Cultura de Paredes abriu as portas à Feira do Livro esta sexta-feira, 22 de março. O certame decorre até quinta-feira, 28 de março, com centenas de livros e animação a preencher o principal espaço cultural da cidade.
Um “Recital de Poesia” assinalou a abertura da Feira do Livro e o Dia Mundial de Poesia (que se celebra a 21 de março) com a presença da Vereadora da Cultura do Município de Paredes, Beatriz Meireles, e das crianças do Jardim de Infância de Estrebuela.
Da programação da Feira do Livro destaca-se, no sábado, o Concerto “Do Barroco ao Contemporâneo” que junta o duo Daniel Lemos e Enóe Ferrão na guitarra e no piano. O recital incluiu obras que demonstram as possibilidades musicais, sonoras e estéticas dois instrumentos quando se unem, com um repertório que abrange obras desde o Barroco até compositores contemporâneos.
Na segunda-feira, 25 de março, os mais novos vão poder “caçar” livros nos jardins da Casa da Cultura. No dia seguinte haverá um espetáculo de teatro, onde a melodia musical se mescla com as histórias contadas pelos atores.
As comemorações do Dia Mundial de Teatro integram a programação da Feira do Livro, dia 27 de março, com a apresentação da peça “Mulheres Móveis”, pela Companhia de Teatro Astro Fingido.
Trata-se de uma viagem documental e ficcionada pelas histórias e memórias das carreteiras, mulheres que transportavam os móveis à cabeça no Concelho de Paredes. Um espetáculo visual e musical que pretende homenagear as mulheres carreteiras, partindo dos seus testemunhos e do contributo do imaginário do poeta italiano Tonino Guerra.
Na mesma altura, será apresentado o programa do Município de Paredes dedicado à produção teatral, projeto intitulado “Paredes no Palco”.
Este ano será também apresentado o vencedor do concurso da Mascote Culturinha.
A encerrar a programação da Feira do Livro sobe ao palco do auditório da Casa da Cultura a peça de Teatro “Era uma vez uma Rainha a Branca de Neve e os três Trapalhões”.