Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa realizou debate em Paredes

biblioteca3
biblioteca17
25 Março 2019

“A importância das bibliotecas na investigação e na criação literária” foi o mote do debate realizado “ao serão” na passada sexta-feira, 22 de março, na Biblioteca Municipal de Paredes.

À conversa estiveram Alda Neto, professora e investigadora do CEPESE, de Paredes, António Queiroz, autor e investigador de Penafiel, Jorge Oliveira, coordenador de projetos na Profisousa, de Paços de Ferreira, Cristiano Cardoso, em representação do Município de Lousada e Joaquim Costa, bibliotecário e investigador, de Felgueiras, para debateram o tema e partilharem os testemunhos da importância das bibliotecas do país na sua vida profissional e académica.

Neste debate promovido pela Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa, a Vereadora com o Pelouro da Cultura do Município de Paredes, Beatriz Meireles, frisou que “é preciso conhecer melhor a comunidade que se serve, para que as bibliotecas se possam reformular e apostar naquilo que as bibliotecas escolares não têm”.

Para esse efeito a autarquia de Paredes aposta cada vez mais nos públicos da comunidade escolar.

Para Beatriz Meireles. "o gosto pela leitura, pelo livro e pela biblioteca cruzam-se. Como tal é unanime que as bibliotecas têm de ir ao encontro dos interesses do seu público-alvo, os munícipes".

Do debate gerado entre os intervenientes e o público presente na tertúlia sobre as bibliotecas, conclui-se que a indexação e a catalogação são manifestamente determinantes nos dias de hoje.

Não ficaram dúvidas de que aos jovens falta o contacto mais direto com a documentação, ver, tocar e sentir para despertar o interesse por um espaço que cada vez mais é de trabalho e de investigação.