Secretário de Estado das Florestas presidiu em Paredes ao 25º aniversário da Associação Florestal do Vale do Sousa

floresta2
floresta7
floresta6
floresta9
30 Março 2019

A Associação Florestal do Vale do Sousa assinalou este sábado, 30 de março, as bodas de prata, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Regional, Miguel de Freitas, realizada no Municipio de Paredes.

O Secretário de Estado defende que “devemos olhar para as questões da floresta a uma escala que ultrapassa fronteiras, procurando ajustar políticas públicas”.

Assegura que o território continua a ser de risco, e como tal sugere a criação de planos plurianuais para defesa da floresta contra incêndios. Miguel Freitas deixou mesmo a garantia que já estão disponíveis 16 milhões de euros para a concretização da rede primária de segurança e defesa da floresta contra incêndios.

O Secretário de Estado das Florestas afirma que "há barreiras nos municípios que devem ser ultrapassadas”. Como tal, encontra-se disponível “para trabalhar com os seis municípios que compõem o território e com a Associação Florestal, para termos um projeto piloto conjunto para a região e de partilha de custos por parte de todos”.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, felicitou a Associação Florestal do Vale do Sousa (AFVS) pelo pioneirismo, por ser a primeira de nível sub-regional criada no âmbito do movimento de fomento do associativismo florestal, desencadeado com a criação da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal.

Alexandre Almeida sublinhou “a estreita proximidade da AFVS ao território paredense, até porque a sede já foi, durante vários anos, em Paredes”.

O autarca destacou a parceria alcançada em 2006, altura em que a equipa da Associação passou a trabalhar estreitamente para a autarquia de Paredes. Desta relação resultaram vários protocolos de prestação de serviços para a execução das faixas de gestão de combustível, estando um desses protocolos ainda a vigorar.

Relativamente ao patrulhamento dos espaços florestais, Alexandre Almeida considera que AFVS tem um papel determinante nos espaços do sul do concelho, designadamente nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira, onde se localiza a Zona de Intervenção Florestal que abrange o Parque das Serras do Porto e onde existem locais estratégicos de posicionamento na vigilância dos incêndios rurais. O que constitui um reforço à vigilância dos fogos florestais, em cooperação com os Bombeiros Voluntários de Cête.

O responsável pela Associação Florestal do Vale do Sousa, Américo Mendes, acredita que "o projeto tem tudo para continuar a desenvolver um bom trabalho em prol da sustentação das florestas".

O aniversário da Associação Florestal do Vale do Sousa fica, também, assinalada pelo anúncio da Casa da Floresta das Serras do Porto, Paiva e Sousa.

Refira-se que este projeto vai desenrolar-se na antiga Escola Básica N.º 2 de Aguiar, em Aguiar de Sousa, localizada em pleno Parque das Serras do Porto. Trata-se de um projeto coordenado pela Associação Florestal do Vale do Sousa e pela Incentivar Partilha – Associação.
A “Casa da Floresta” irá contribuir para promover as diversas iniciativas relacionadas com o ordenamento dos espaços florestais destinados a fins recreativos, educativos e terapêuticos. Terá, igualmente, um papel importante na estratégia de dinamização do turismo local.