Câmara de Paredes e Associação NATIVA estabelecem parceria para combate à vespa asiática

11 Abril 2019

A Câmara Municipal de Paredes e a Associação NATIVA – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental celebraram um protocolo de colaboração, com a duração de 12 meses, que visa o combate e controle da Vespa velutina ou asiática.

A parceria tem como objetivo efetuar a eliminação e controlo da Vespa velutina utilizando técnicas inovadoras, de uma forma menos dispendiosa para a autarquia, com a colocação de armadilhas de captura e da utilização de biocidas específicos para o extermínio desta espécie invasora.

A primeira demonstração “da colocação de armadilha de captura” decorreu no Parque José Guilherme e contou com a colaboração de Marco Portocarrero, vice-presidente da NATIVA, e dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Paredes.

O acordo com a NATIVA, associação ambientalista vocacionada para a gestão de espécies invasoras, prevê ainda a realização de reuniões com as juntas de freguesia, apicultores e população interessada com o propósito de envolver todos os intervenientes na identificação e localização dos ninhos vespeiros.

Assim sendo, durante o mês de abril estão previstas ações de divulgação do projeto, sensibilizando a população para a forma mais eficaz de reportar os avistamentos de ninhos de vespa asiática, para ativar os procedimentos que serão adequados implementar. Neste contexto, será também disponibilizada documentação informativa.

Todas as informações serão colocadas numa base de dados de georreferenciação própria, onde os elementos terão monitorização periódica.

Refira-se que a armadilha seletiva para captura de vespas fundadoras é gratuita e a sua distribuição, nas zonas definidas de intervenção prioritária, pode ser solicitada no Serviço Municipal de Proteção Civil da autarquia.