Paredes assinala 25 de Abril com sessão solene e homenagem a Santos Grácio

v_p_3473
23 Abril 2019

O Município de Paredes assinala esta quinta-feira o dia da Liberdade com um vasto programa que se estenderá até ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente a 1 de maio.

As comemorações têm início pelas 9h00 do dia 25 de abril, com a sessão solene evocativa dos 45 anos da revolução dos cravos, que contará com a intervenção dos líderes dos partidos eleitos em sede de Assembleia Municipal.

Um momento musical alusivo à efeméride, pela Banda Filarmónica de Cete antecede a homenagem a Santos Grácio e descerramento da placa “Praça Santos Grácio”, que terá lugar no Largo da Feira, após a cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

António Augusto Santos Grácio, paredense de coração, nasceu em Trás-os-Montes, a 25 de abril de 1919 e faleceu em 1997. Solicitador de profissão, Santos Grácio é recordado como lutador pela liberdade e pela democracia, que, em 1958, à passagem do General Humberto Delgado por Paredes, fez ouvir a sua voz exclamando: “Meu General, estamos fartos de ditadura. O povo precisa de pão e liberdade”.

Santos Grácio foi dirigente desportivo do União de Paredes e um dos mentores das Festas, da Vila e Concelho de Paredes. Da sua biografia destaca-se também o cargo na administração do hospital da Misericórdia de Paredes que ocupou durante 10 anos.

As comemorações do 25 de Abril prosseguem na tarde e noite de quinta-feira com dois espetáculos de teatro a decorrer no Salão Paroquial e Social de Cristelo.

No dia seguinte, 26 de abril, a Casa da Cultura de Paredes será palco de em espetáculo de teatro e música “Trans/Missão, uma coprodução Visões Úteis pelo Teatro Municipal do Portal Rivoli e terá um custo simbólico de 1 euro.

As “festividades da liberdade” terminam a 1 de maio, no Parque José Guilherme, com a atuação das Bandas Filarmónicas de Baltar e de Vilela.

Foto: Santos Grácio

SANTOS GRACIO