No dia 21 de março de 2026 pelas 21:30 horas a peça de teatro A Pérola de John Steinbeck é apresentada no Grande Auditório do Centro Cultural de Paredes.
A Pérola constitui uma parábola poética sobre as grandezas e misérias do mundo. Um mundo contraditório, objetivado nas ambiguidades entre pobreza e riqueza, poder e despojamento, humano e mais-do-que-humano.
A partir da obra homónima de Steinbeck, narrativa com origem num conto tradicional mexicano, conhecemos aquilo a que chamam a "pérola do mundo" e a sua interferência na vida de uma família de pescadores em busca de uma vida melhor.
Paradoxalmente, a descoberta desta pérola altera a ordem que sempre conheceram, catalisando reações numa comunidade marcada pela desigualdade social extremada em que as possibilidades de luta de classes são reduzidas e aproveitadas. Vemos assim a tentativa de manutenção do fino equilíbrio entre uma vida simples, em harmonia com a terra, mas de frágil subsistência. Por contraste, assistimos também à vontade acesso a bens materiais que permitam à sua prole alcançar o conhecimento e o poder de não ser subjugado.
Encenação e dramaturgia: Jorge Gomes Ribeiro;
Com: Ana Lúcia Palminha, Carla Chambel, Paula Neves, Pedro Martinho, Pedro Pernas, Rita Fernandes, Rui Luís Brás e Tiago Costa.
Bilhetes e mais informações em:
https://centroculturalparedes.bol.pt/Comprar/Bilhetes/168464-a_perola_de_john_steinbeck-centro_cultural_paredes/