![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Programa de voluntariado “Eu sou digital” já arrancou em Paredes
Programa de voluntariado “Eu sou digital” já arrancou em Paredes
As ações de capacitação do programa de voluntariado “Eu sou digital” tiveram início esta quarta-feira, dia 9, no Polo de Empreendedorismo de Paredes. O projeto resulta de uma parceria do Município de Paredes com o IPDJ, o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, o CNJ e a FNAJ e visa a promoção da capacitação digital de adultos, em Portugal, até ao final de 2023.
“O “Eu sou Digital” é um projeto intergeracional, onde vamos dar a possibilidade aos jovens de, em regime de voluntariado, poderem fazer um trabalho cívico, que é este de dar um apoio aos menos jovens, que normalmente têm alguma dificuldade ainda no mundo da informática. É uma oportunidade de sentar uns e outros a apoiarem-se, a aprenderem uns com os outros”, sublinhou o Vereador da Educação e Juventude, Paulo Silva, no arranque do programa.
As sessões são dinamizadas por jovens voluntários entre os 16 e 30 anos, com conhecimentos de tecnologias de informação. Sofia Monteiro tem 23 anos, é de Parada de Todeia, frequenta a licenciatura de Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e é uma das jovens que se voluntariou a fazer parte da iniciativa. “Inscrevi-me porque me apercebi que estes conhecimentos que assumimos como garantidos não são possuídos por todos e, uma vez que que sabemos utilizar a tecnologia, porque não ajudar quem não tem essas competências?”, partilhou a jovem, acrescentando: “vejo este projeto como uma forma de me sentir útil”.
Alice Silva, de 76 anos e natural de Paredes, é uma das inscritas no programa “Eu Sou Digital”. Referiu que “estes projetos são muito importantes” e que se inscreveu por ter “algumas dúvidas que gostava de esclarecer”.
Além disso, o objetivo das ações passa por combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
O programa destina-se a adultos com mais de 45 anos, que pretendam adquirir competências digitais, de forma a permitir uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet.
As candidaturas, quer para voluntários quer para beneficiários, mantêm-se abertas. Saiba mais aqui: https://www.cm-paredes.pt/pages/1833
