Enquadramento do projeto:
Nos últimos anos, as sociedades europeias tornaram-se mais polarizadas. A tolerância em relação a opiniões politicas e religiosas estão em declínio, enquanto os crimes contra as minorias aumentam. Os ataques terroristas– em Paris, Bruxelas, Barcelona e outras cidades europeias– deixaram claro que o extremismo violento é uma ameaça à segurança e proteção europeia. Embora o terrorismo radical aconteça em qualquer idade, os jovens são um grupo mais vulnerável pois tentam encontrar um sentido de pertença e/ou identidade. Isto torna-os mais suscetíveis às propagandas extremistas. O projeto visa construir jovens resilientes sobre o problema do extremismo e radicalização.
Objetivos:
- Aumentar o conhecimento das estratégias de recrutamento dos extremistas para aconselhar e alertar os jovens;
- Adquirir conhecimentos e estratégias de desradicalização e contra a radicalização;
- Analisar diferentes tipos de narrativas e contra narrativas como método para reforçar a resiliência;
- Planear iniciativas e intervenções para enfrentar o problema a nível internacional e global, levando os jovens a serem atores ativos no combate à violência e à defesa dos seus direitos.
Duração do projeto:
O projeto tem início a 1 de fevereiro 2018 e términus a 30 de junho de 2018. O curso de formação que envolve 23 participantes europeus e terá lugar em Paredes dia 6 a 11 de maio de 2018.
Site do projeto: https://makepeaceproject.weebly.com/
Notícia acerca do projeto: Paredes acolhe jovens em formação Erasmus + para combater radicalização e extremismo