![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionários
- Fichas
- Formulários
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos - Apoios e Incentivos ao Associativismo Desportivo
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Ação Social
- Ambiente
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
Lenço dos Namorados
No mês de fevereiro, o projeto EMI realizou uma atividade educativa em três Agrupamentos Escolares do concelho de Paredes. As escolas de Baltar, Paredes e Vilela participaram da iniciativa, que combinou uma história regional e habilidades linguísticas.
Os alunos analisaram imagens de lenços dos namorados, tradicionalmente utilizados pelas raparigas da região do Minho para presentear os rapazes. Os lenços continham versos bordados, frequentemente repletos de erros ortográficos, já que, na época, a maioria das bordadeiras não sabia ler nem escrever.
Os alunos foram desafiados a identificar os erros nas quadras bordadas e a corrigi-los, escrevendo as versões corretas. Esta tarefa não só ajudou a aprimorar a ortografia e a gramática, mas também proporcionou um contato direto com a cultura e as tradições locais.

