Paredes adere à Semana Europeia da Mobilidade

semana_da_mobilidade_site_noticias
30 Agosto 2019

O Município de Paredes apresenta na próxima segunda-feira, 2 de setembro, pelas 17h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o plano de atividades para a Semana Europeia da Mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade irá decorrer de 16 a 22 de setembro. Recorde-se que todos os anos a Europa celebra o evento evocativo do “transporte urbano sustentável”.

A edição deste ano incentiva a "Caminhar e Pedalar em Segurança - Caminha connosco” para promover a caminhada e o uso da bicicleta como forma de mobilidade.

Esta iniciativa tem como propósito alertar para o planeamento e benefícios da utilização eficiente dos transportes. Visa também chamar à atenção das autoridades locais e dos cidadãos para as medidas da mobilidade sustentável e inteligente, como um investimento para a Europa.

Na semana de 16 a 22 de setembro estão previstas diversas atividades dedicadas à mobilidade urbana sustentável, com o objetivo de promover a utilização de transportes que incentivam à mudança de comportamentos e a experimentar alternativas ao uso diário do automóvel particular.

A 22 de setembro assinala-se o “Dia Europeu Sem Carros”, iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade, que, anualmente, apela à necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades.

Nesta data são realizadas ações de sensibilização que visam essencialmente a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, com o intuito de aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte mais “amigas do ambiente”. Durante todo o dia, as cidades fecham uma ou várias zonas ao trânsito automóvel, permitindo apenas a circulação de peões, ciclistas e transportes públicos.

+ Info:
Site oficial do evento: http://www.mobilityweek.eu/