Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq2

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Município de Paredes apresentou Desporto Adaptado em “Seminário Internacional”

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
07 Dezembro 2019

O Seminário Internacional sobre “O Desporto para Desenvolvimento Intelectual” organizado pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI Portugal) e pela Federação de Dança Desportiva (FPDD) reuniu diversos especialistas nacionais e internacionais, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, entre sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de dezembro.

A Câmara Municipal de Paredes foi uma das entidades convidadas a testemunhar e a partilhar experiências que resultam do trabalho que tem vindo a desenvolver no Desporto Adaptado. Os projetos municipais do Concelho de Paredes envolvem os Pelouros do Desporto e da Ação Social.
Nas diversas iniciativas desenvolvidas e monitorizadas pelo Município de Paredes, na vertente inclusiva e adaptada das modalidades, a natação, o golfe, o boccia e a orientação têm merecido total atenção dos vários técnicos nesta área.

Recorde-se que Paredes, no âmbito do Plano de Atividades do Grupo de Trabalho para a Inclusão dinamizou este ano um conjunto de ações, desde o “I Encontro de Boccia Inclusivo”, envolvendo cerca de 100 participantes. Realizou as “I Jornadas – Desporto para Todos”, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, onde contou com participação das três instituições locais que trabalham com a população com deficiência e incapacidade. A iniciativa beneficiou cerca de 250 pessoas com incapacidades diversas e grau de deficiência.

A autarquia paredense promoveu em parceria com a ANDDI Portugal o “I Encontro Aquático Cidade de Paredes”, uma Iniciativa que envolveu de 150 atletas nadadores, jovens e adultos, portadores de Deficiência Intelectual e Síndrome de Down e Autismo provenientes de entidades locais e de fora do Concelho.

Do programa de Desporto Adaptado do Município de Paredes, destaca-se a dinamização quinzenal das atividades “Vamos à água”, com 150 participantes, do projeto “Vamos ao Golfe”, que envolve com 80 “golfistas” e a iniciativa “Boccia vai às escolas/instituições” que já conta com 45 praticantes.

No apoio às instituições é também referência a promoção de aulas regulares semanais com equipa de natação adaptada, constituída por 5 elementos do EMAÚS E CED – Sobrosa, a qual participou já em duas competições de natação, designadamente em Espinho e Penafiel.

Top