Câmara de Paredes apela à reciclagem e separação do lixo na quadra de Natal e Ano Novo

16 Dezembro 2019

A autarquia de Paredes informa que o horário dos circuitos de recolha de resíduos indiferenciados na época de Natal e Ano Novo, e à semelhança dos anos anteriores, será feita nos dias 24 e 31 de dezembro, no turno da manhã, entre as 5h00 e as 11h00 e no turno da tarde, entre as 12h00 e as 18h00. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro não haverá a recolha, permitindo também aos cantoneiros vivenciarem o dia de Natal e o Ano Novo junto das suas famílias.

Nos restantes dias a recolha efetua-se nos horários habituais, entre as 6h00 e as 12h00, e à noite, entre as 20h00 e as 2h00 do dia seguinte.

O Município de Paredes nesta quadra natalícia sensibiliza os munícipes para a reciclagem e separação dos resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metais) que devem acondicionar corretamente nos ecopontos e contentores de recolha próximo da área de residência.

O Pelouro do Ambiente apela ainda para colocar o papel ou plástico dos embrulhos, sacos e caixas dos seus presentes, bem como os resíduos domésticos só a partir das 21h00, especialmente nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, para evitar a acumulação do “lixo” junto dos contentores e ecopontos.

A recolha dos resíduos depositados nos ecopontos será reforçada pela Ambisousa – Empresa Intermunicipal de Gestão e Tratamento de Resíduos. No Concelho de Paredes, a empresa está a operar na recolha e manutenção dos ecopontos desde o início de julho deste ano.

A iniciativa visa demonstrar que os gestos individuais têm impacto no futuro da preservação do meio ambiente, e na limpeza e asseio das nossas cidades e vilas. Todos os cidadãos devem contribuir para evitar colocar os resíduos no exterior dos contentores. Recorde-se que este ato é punível com multa. Assim, nesta quadra natalícia, o Município agradece a colaboração de todos para uma melhor cidadania e civismo, uma atitude que deve ser extensível aos restantes dias do ano.