Segundo aniversário do “Café Literário” apresenta “Amigos da Cultura” de Paredes

cafe_literario
03 Março 2020

A Câmara Municipal de Paredes assinala o segundo aniversário do “Café Literário” esta sexta-feira, dia 6 de março, às 21h30, na Biblioteca Municipal.

A sessão comemorativa vai contar com a apresentação da segunda edição da revista “Orpheu Paredes”, uma publicação anual lançada pelo Pelouro da Cultura no ano passado e que aborda diversas áreas como história, património, poesia e reflexão cultural, política e social.

Além disso, será apresentado o novo projeto municipal “Amigos da Cultura”. Trata-se de uma iniciativa que visa “envolver a comunidade em áreas como a história, museologia, arqueologia, antropologia e história de arte, assim como da cultura corporal, danças, jogos e festividades”, refere a Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles.

O projeto destina-se a pessoas singulares ou coletivas, como associações, que pretendam colaborar com o Pelouro da Cultura. A adesão pode ser feita por convite ou através do preenchimento de uma ficha de adesão, disponível online.

Os “Amigos da Cultura” passam a ser parte ativa na divulgação, apoio logístico de eventos e colaboração na revista “Orpheu Paredes”, bem como têm acesso gratuito a atividades culturais dinamizadas pelo Município.

Na cerimónia, com animação musical a cargo do saxofonista Luís Coelho, será entregue o Prémio de Artes Plásticas “Henrique Silva”, cujas obras distinguidas com os três primeiros lugares estarão expostas no evento. A obra vencedora recebe um apoio no valor de 250 euros. Aos segundo e terceiro lugares o júri atribui diplomas de Menção Honrosa.

O “Café Literário” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes, que decorre uma vez por mês na Biblioteca Municipal. A ação passa por convidar um escritor a partilhar o seu percurso e obra.

Nestes dois anos de “Café Literário” já passaram autores como Aires Montenegro, Nuno Silva, Ivo Rafael, Rui Guedes, Donzília Martins, José Orlando Rocha, Serafim Ferreira, Fernanda de Queyroz, Marisa Pedrosa, Madalena Oliveira, José Moças, Manuel Andrade, Tiago Sá Balão, Ana Damião, Ana Maria Fernandes, Inácio Nuno Pignatelli, Zeferino Silva e António Assunção.