Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Câmara de Paredes candidata saneamento do sul do concelho ao financiamento de mais de 1,5 milhões de euros do programa comunitário LIFE Ambiente 2020

Câmara de Paredes candidata saneamento do sul do concelho ao financiamento de mais de 1,5 milhões...
v_p_3066
30 Junho 2020

O Município de Paredes vai apresentar até 14 de julho uma candidatura ao Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) 2020, instrumento financeiro que visa contribuir para o “desenvolvimento sustentável e para a concretização dos objetivos e metas da Estratégia Europa 2020 em matéria de ambiente e clima”.

A candidatura “LIFE TESTAR” da autarquia de Paredes, estimada em mais de 1,5 milhões de euros, visa dar início a um sistema eficiente de saneamento no Sul do Concelho.

Numa primeira fase, as freguesias abrangidas serão Recarei e Sobreira. Numa segunda fase será alargado às outras freguesias do Sul do Concelho.

O Presidente do Município, Alexandre Almeida, anunciou o projeto de candidatura na Assembleia Municipal de 27 de junho, “com o intuito de resolver o problema do saneamento no sul do concelho não havendo candidaturas a nível nacional para efeitos de apoio às redes de saneamento, lançamos mão do Programa LIFE, candidatura a nível da comunidade europeia” revelou Alexandre Almeida.

De sublinhar que já foram realizados estudos e projetos para avançar com o saneamento nas freguesias de Sobreira e Recarei. “Vamos avançar com o saneamento quer na freguesia da Sobreira, apanhando os maiores blocos habitacionais para usar a ETAR, que foi colocada pela SIMDOURO há vários anos, mas que está parada, mas também para traçar um ramal de saneamento desde Terronhas até ao centro de Recarei e outro desde o Centro Escolar de Recarei até ao centro da freguesia”, refere o Presidente da Câmara de Paredes.

Esta empreitada está avaliada no valor de 1.534.350,00 euros e prevê o apoio aos projetos de execução e à gestão desses investimentos durante cinco anos.

Segundo o autarca o LIFE TESTAR “além do investimento de mais de milhão e meio de euros pode chegar, nesses outros gastos, a quase dois milhões de euros e terá uma comparticipação de 55% e o município arcará com o restante investimento”, acrescentou Alexandre Almeida.

A candidatura será submetida até 14 de julho e a aprovação final será em janeiro ou fevereiro de 2021 se a candidatura for aprovada a assinatura dos contratos de financiamento será no segundo semestre de 2021 para a empreitada avançar de seguida.

Top