Câmara de Paredes candidata saneamento do sul do concelho ao financiamento de mais de 1,5 milhões de euros do programa comunitário LIFE Ambiente 2020

v_p_3066
30 Junho 2020

O Município de Paredes vai apresentar até 14 de julho uma candidatura ao Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) 2020, instrumento financeiro que visa contribuir para o “desenvolvimento sustentável e para a concretização dos objetivos e metas da Estratégia Europa 2020 em matéria de ambiente e clima”.

A candidatura “LIFE TESTAR” da autarquia de Paredes, estimada em mais de 1,5 milhões de euros, visa dar início a um sistema eficiente de saneamento no Sul do Concelho.

Numa primeira fase, as freguesias abrangidas serão Recarei e Sobreira. Numa segunda fase será alargado às outras freguesias do Sul do Concelho.

O Presidente do Município, Alexandre Almeida, anunciou o projeto de candidatura na Assembleia Municipal de 27 de junho, “com o intuito de resolver o problema do saneamento no sul do concelho não havendo candidaturas a nível nacional para efeitos de apoio às redes de saneamento, lançamos mão do Programa LIFE, candidatura a nível da comunidade europeia” revelou Alexandre Almeida.

De sublinhar que já foram realizados estudos e projetos para avançar com o saneamento nas freguesias de Sobreira e Recarei. “Vamos avançar com o saneamento quer na freguesia da Sobreira, apanhando os maiores blocos habitacionais para usar a ETAR, que foi colocada pela SIMDOURO há vários anos, mas que está parada, mas também para traçar um ramal de saneamento desde Terronhas até ao centro de Recarei e outro desde o Centro Escolar de Recarei até ao centro da freguesia”, refere o Presidente da Câmara de Paredes.

Esta empreitada está avaliada no valor de 1.534.350,00 euros e prevê o apoio aos projetos de execução e à gestão desses investimentos durante cinco anos.

Segundo o autarca o LIFE TESTAR “além do investimento de mais de milhão e meio de euros pode chegar, nesses outros gastos, a quase dois milhões de euros e terá uma comparticipação de 55% e o município arcará com o restante investimento”, acrescentou Alexandre Almeida.

A candidatura será submetida até 14 de julho e a aprovação final será em janeiro ou fevereiro de 2021 se a candidatura for aprovada a assinatura dos contratos de financiamento será no segundo semestre de 2021 para a empreitada avançar de seguida.