Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS | 1 DE JULHO | Exposição “Biblioteca Municipal de Paredes – Memórias”

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS | 1 DE JULHO | Exposição “Biblioteca Municipal de Paredes – Memórias”
img_0911
img_0914
img_0856
img_0861
img_0837
01 Julho 2020

No Dia Municipal das Bibliotecas recordamos a origem da Biblioteca Municipal com a exposição “ Biblioteca Municipal de Paredes – Memórias”.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PAREDES

A Biblioteca Municipal de Paredes teve origem na pioneira Biblioteca Popular do Concelho de Paredes cujas instalações integravam o edifício da Escola Conde Ferreira.

Apesar de ter sido aberta ao público em Fevereiro de 1882, inicia a sua fundação onze anos antes, de acordo com o orçamento camarário de 1871-1872 que contempla a despesa de 80$000 réis para a aquisição de livros e confeção de estantes para a Biblioteca Popular.

Deste modo, no último quartel do século XIX, a par da instrução promovia-se a leitura, quer no espaço da biblioteca, quer através do empréstimo ao domicílio.

Consequentemente fomentava-se a aquisição de livros e o seu registo conforme testemunha o primeiro Catálogo aberto a 10 de novembro de 1897.

A Biblioteca Municipal de Paredes acolhe uma coleção de Livro Antigo impressos em tipografias portuguesas e estrangeiras, entre os séculos XVI e XVIII, sendo a obra mais antiga publicada em Antuérpia, em 1576.

Depois de um hiato na sua atividade, e após o encerramento enquanto escola, abriu ao público, em 1982, como Biblioteca-Museu Municipal, reabrindo em 2012 em moldes mais modernizados.

MARCAS TIPOGRÁFICAS

A marca tipográfica permite identificar a tipografia responsável pela impressão de determinada obra.

Estas marcas vão das mais simples, que consistem apenas nas iniciais da “livraria-impressora”, às imagens mais sofisticadas, que representam alegorias, animais reais ou fantásticos ou ainda motivos vegetalistas, revelando, muitas vezes, aspetos da mentalidade da época, aos níveis cultural, religioso, político, poético, artístico, etc.

Do acervo bibliográfico da Biblioteca Municipal de Paredes constam algumas obras antigas, cujas marcas tipográficas dão-nos a indicação do seu local de impressão.
Algumas produzidas em tipográficas nacionais outras em estrangeiras.

Selecionamos algumas dessas marcas tipográficas, revelando a diversidade da sua origem.

Top