Segunda etapa da Volta a Portugal apresentada em Paredes

delminopereira_alexandrealmeida
16 Agosto 2020

A segunda etapa da edição de 2020 da Volta a Portugal foi hoje apresentada em Paredes pelos presidentes da edilidade local, Alexandre Almeida, e da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, no rescaldo dos Campeonatos Nacionais de Estrada.

Os dois responsáveis revelaram que a tirada, a disputar no dia 29 de setembro, vai unir o concelho de Paredes a Mondim de Basto, terminando na icónica Senhora da Graça. Com este anúncio, começa a ganhar forma a competição, que vai realizar-se entre 27 de setembro e 5 de outubro.

A segunda etapa da Volta a Portugal tem um importante valor simbólico, pois começa num concelho de grande paixão pelo ciclismo, como ficou patente durante este fim de semana, para terminar num dos locais míticos da modalidade no país.

“Depois do sucesso deste Campeonato Nacional de Fundo, é com orgulho que anunciamos que a segunda etapa da Volta a Portugal irá partir do concelho de Paredes. Será uma das etapas mais importantes da Volta, porque vai ligar Paredes à Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Paredes é uma terra de grandes campeões. Poderia citar muitos, mas fico-me por dois, Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa. Mas é sobretudo especial por ser um concelho em que as pessoas têm um amor verdadeiro pelo ciclismo. Partir daqui para a Senhora da Graça, que é um ícone da Volta a Portugal, é uma etapa feliz, vai ser bonita e marcante”, considera Delmino Pereira.

O presidente da Federação revelou que “as restantes etapas estão em fase bastante avançada de preparação, mas é preciso aguardar os procedimentos de aprovação dos municípios, que tiveram muito boa receção. Esperamos poder fazer o anúncio oficial do percurso da Volta a Portugal Edição Especial 2020 até ao fim do mês”.

Delmino Pereira mostrou-se feliz por fazer o anúncio no dia em que terminaram os Nacionais, que foram “as primeiras provas em pelotão desde o confinamento. Esteve muito público, mas distribuído de forma ordeira e organizada. Motiva-nos para acreditar que é possível fazer o ciclismo acontecer. Obrigado a Paredes por receber a Volta a Portugal e por estes excelentes Campeonatos Nacionais”, concluiu o dirigente federativo.

O edil de Paredes fez o balanço dos Campeonatos Nacionais, antes de referir-se à Volta a Portugal. “Dou os parabéns à Federação Portuguesa de Ciclismo por esta excelente prova, que estava ‘cozinhada’ desde o ano passado. Foi uma corrida com características diferentes do habitual. Apesar disso, Paredes é uma terra de ciclismo e, em todo o percurso, havia muitas pessoas na berma, respeitando as normas sanitárias”, sublinhou Alexandre Almeida.

O presidente da Câmara frisou “ter muita satisfação por contribuir para a grande festa que é a Volta a Portugal, uma tradição muito antiga, talvez o evento desportivo mais característico de Portugal. Será uma forma de criar mais emoções nas pessoas. Além disso, o ciclismo promove a dinamização da economia local. Todas as pessoas que nos visitaram neste fim de semana almoçaram e lancharam por cá. Como sabemos, a economia passou muito mal, sobretudo o comércio e a restauração, que tiveram de fechar. Todas as oportunidades que tenhamos para dar um passo em frente e readquirir confiança são muito bem vindas”.

Press: FPC

Foto: FPC