Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Livro fotográfico “Salamandra Dourada” de Daniel Santos apresentado no CCP- Centro Cultural de Paredes, uma iniciativa do Parque das Serras do Porto

1
2
4
5
6
7
31 Janeiro 2026

Este sábado, 31 de janeiro, o CCP – Centro Cultural de Paredes acolheu a apresentação do documentário e exposição que resultou no livro fotográfico “Salamandra Dourada”, da autoria do fotógrafo e biólogo Daniel Santos, uma iniciativa do Parque das Serras do Porto.

A sessão contou com a presença do Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios das Serras do Porto e Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do autarca de Valongo, Paulo Esteves Ferreira e da Vereadora do Município de Gondomar, Ana Luisa Gomes.

O livro de Daniel Santos, apoiado na sua edição pelo Parque das Serras do Porto, é o resultado de um projeto desenvolvido pelo autor, que durante mais de um ano percorreu as Serras do Porto para captar imagens únicas da salamandra-lusitânica, espécie emblemática do território.

Este trabalho, que deu origem a uma exposição fotográfica e a um documentário, culmina agora na edição de um livro especialmente cuidado, que ficará como registo da riqueza natural do Parque das Serras do Porto, fundado pelos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes.

O autarca Alexandre Almeida, felicitou o autor pelo excelente livro que preserva a memória de uma espécie em vias de extinção". Agradeceu o trabalho e a cooperação institucional entre os técnicos dos municípios e os autarcas, desde a criação da Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, numa parceria entre os Municípios de Gondomar, de Paredes e de Valongo. "É uma honra e orgulho poder contribuir para “cuidar” de um território com cerca de 6.000 hectares com área classificada como Paisagem Protegida Regional que atravessa os três municípios", referiu.

"O projeto, para além da sua relevância científica e de conservação, esta espécie simboliza a interligação entre património natural e cultural que caracteriza este território protegido, chamamos à atenção para a importância de preservar esta espécie vulnerável em via de extinção".

Este projeto será divulgado pelas escolas. A salamandra-lusitânica é o ex-libris da fauna do Parque das Serras do Porto. Esta espécie podia-se encontrar nas antigas minas romanas sinalizadas como alguns dos melhores locais da sua reprodução.

Conteúdo atualizado em31 de janeiro de 2026às 16:26
Top