Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Maestro António Victorino D’Almeida apresenta-se ao piano no CCP - Centro Cultural de Paredes para celebrar o 8.º aniversário do Café Literário

7o_anivrsario_do_cafe_literario___apresnetacao_da_revista_cultural__2027_
7o_anivrsario_do_cafe_literario___apresnetacao_da_revista_cultural__2025_
7o_anivrsario_do_cafe_literario___apresnetacao_da_revista_cultural__2028_
04 Fevereiro 2026

As comemorações do 8.º aniversário do Café Literário têm lugar dia 6 março, às 21h00, no CCP – Centro Cultural de Paredes, com a presença de diversos convidados da cultura e das artes e a apresentação da nova edição da revista cultural Orpheu Paredes. O paredense Zeferino Coelho, fundador da editora Caminho, responsável por editar José Saramago e a coleção Uma Aventura, será homenageado durante o evento.

O evento inicia com uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e de Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, no âmbito da assinatura dos protocolos do Plano Nacional das Artes, com os Agrupamentos de Escolas de Cristelo, Daniel Faria - Baltar, Vilela e Escola Secundária de Paredes.

O editor Zeferino Coelho, natural de Paredes, fundador e diretor da Caminho, responsável por editar José Saramago e a coleção Uma Aventura, será homenageado durante a celebração do 8.º aniversário do Café Literário.

Marta Bernardes, escritora e curadora do Plano Nacional das Artes, artista plástica e atriz e o maestro e pianista António Victorino D’Almeida são outros convidados de destaque.

A Revista Orpheu Paredes é uma publicação anual do Município de Paredes que aborda diversas áreas como história e património. Poesia, etnografia, arte e reflexão cultural, política e social.

O Município de Paredes lançou o Café Literário em 2018, e desde essa data a primeira sexta-feira do mês é dedicada à literatura, aos autores e aos livros, na Biblioteca Municipal de Paredes, numa conversa moderada pela Vereadora da Cultura Beatriz Meireles.

Nesta edição da oitava edição do Café Literário, o público será ainda convidado a visitar a exposição “E em vez do medo?”, integrada no Plano Nacional das Artes, do Agrupamento de Escolas Daniel Faria – Baltar, enquanto assiste a uma sessão de pintura ao vivo com café, com os artistas plásticos: Agostinho Santos, Felicia de Sousa, Filomena CAMPOS, Júlio Costa, Maria Rosas, Nazaré Álvares, Raul Valverde e Rui Costa.

A entrada para o evento é gratuita, mas com reserva obrigatória e levantamento de bilhete nos seguintes locais: Centro Cultural de Paredes, Loja Interativa do Turismo de Paredes, Casa da Cultura de Paredes (Palacete da Granja) e Biblioteca Municipal de Paredes. Bilhetes disponíveis a partir do dia 9 de fevereiro.

Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles:

“A Revista contará o ano cultural anterior, bem como reunirá textos e ilustrações, de 130 autores e artistas, relacionados com etnografia, história, património cultural, ensaios, contos e poesia. A sessão de apresentação terá um carrossel que surgirá luminoso aos nossos olhos, que nos persegue, em movimento. Ao som do merecimento alegre e entusiasmante, é no carrossel, somente no carrossel, que afastaremos o medo, tema do Plano Nacional das Artes, que integramos neste recém mandato e viajaremos… na companhia de todos os autores, público cultural e Amigos da Cultura de Paredes, comunidade escolar, e oradores.” Assim, a Vereadora deixa o convite a todos “Vai um café no magnífico carrossel?”.

Programa:

convite digital_8 aniversario Café Literário_1

Conteúdo atualizado em4 de fevereiro de 2026às 16:13
Top