![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Bombeiros Voluntários de Lordelo com posto de Emergência Médica do INEM
Bombeiros Voluntários de Lordelo com posto de Emergência Médica do INEM
Neste domingo, 25 de fevereiro, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, foi inaugurado o posto de emergência Médica (PEM) pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. A ambulância do INEM foi benzida pelo administrador da Diocese do Porto, D. António Taipa.
“Esta nova ambulância reforça a capacidade de socorro da corporação para dar respostas às necessidades de cuidados pré-hospitalares da população, potencializando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita. Apadrinhar esta ambulância é um momento de grande simbolismo”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
O posto de emergência médica do INEM em Lordelo é uma ambição antiga concretizada agora também “muito graças ao empenho deste Executivo liderado por Alexandre Almeida”, frisou o governante.
Na cerimónia, Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, felicitou os bombeiros de Lordelo, bem como todos os operacionais do Concelho, num dia que “tem um significado especial e representa muito para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Lordelo e para a população que irá ser servida pelo posto de emergência médica do INEM. Esta nova ambulância de socorro será colocada ao serviço de Lordelo e de parte das freguesias de Vilela e Duas Igrejas. A viatura de emergência vem corresponder às necessidades operacionais desta zona, onde já se justificava um posto de emergência médica pelo volume de urgências registadas. Estamos a falar de um serviço para socorrer um universo de mais de 20 mil pessoas”, sublinhou o autarca.
Segundo o presidente da Assembleia Geral da corporação de Lordelo e também vice-presidente da Câmara de Paredes, Francisco Leal, esta ambulância “é o concretizar de um sonho dos bombeiros de Lordelo e é, sem dúvida, uma mais-valia que vai reforçar a capacidade de socorro à população”, reforça o presidente da Assembleia Geral da instituição.
Francisco Leal frisou, ainda, que “a ambulância obrigou a dar mais formação aos bombeiros que vão manter o funcionamento da viatura 24 horas por dia. Ao todo 31 elementos da corporação fizeram o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro – TAS num investimento”.
Para o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Lordelo, Miguel Ferreira, “a nova ambulância era uma reivindicação antiga que esta nova direção concretizou com muito esforço. A viatura do INEM é capaz de corresponder às necessidades da nossa zona operacional, pelo grande volume de urgências já se justificava este Posto de Emergência Médica”.
A corporação de Lordelo é dirigida pelo comandante José Freitas que, no ano passado a teve 1.309 urgências e, este ano, até ontem foram registadas cerca de 230 urgências. Recorde-se que os Bombeiros de Lordelo servem a freguesia com o mesmo nome e ainda parte das freguesias de Vilela e Duas Igrejas.
O Concelho de Paredes vê, assim, reforçada a capacidade de socorro com o PEM de Lordelo que se junta aos Postos de Emergência Médica de Baltar, Paredes e Rebordosa.
Na cerimónia estiveram o administrador da Diocese do Porto, D. António Taipa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, do presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, o presidente da ARS Norte, Pimenta Marinho, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, os vereadores Elias Barros, Beatriz Meireles e Paulo Silva, os presidentes de Junta de Lordelo, Vilela e Duas Igrejas, entre outras entidades.
